Landing Page Imobiliária: gere mais leads e aumente suas vendas

Landing Page Imobiliária: gere mais leads e aumente suas vendas
Mateus Toignal
AUTOR (a): Mateus Toignal

Geralmente, as landing pages imobiliárias são criadas para aplicação em campanhas de marketing digital, como anúncios pagos, e-mails de marketing ou redes sociais e, claro, para a divulgação de um empreendimento ou imóveis específicos.

Adotar as landing pages na sua estratégia de marketing pode trazer diversos benefícios, como aumento no número de leads e informações precisas sobre o seu público alvo. Portanto, se você quer saber mais sobre o tema, continue a leitura!

Neste artigo, você encontrará:

  1. O que é uma landing page
  2. Principais tipos de landing page
  3. Benefícios de criar uma landing page para imobiliárias e construtoras
  4. Onde fazer uma landing page imobiliária
  5. Elementos que não podem faltar em uma landing page de conversão com foco no mercado imobiliário


O que é uma landing page?

Ao contrário de outras páginas do site, as landing pages são páginas altamente focadas em uma única oferta ou produto e têm um call-to-action (CTA) claro e focado no consumidor. Elas são projetadas para capturar a atenção do visitante e incentivá-lo a tomar uma ação específica, como preencher um formulário de conversão, entrar em contato ou fazer uma compra.


Principais tipos de landing page

Aqui estão três tipos de landing pages utilizadas no mercado:

1. Landing pages de geração de leads

Este tipo de landing page é a mais comum e utilizada, principalmente, para coletar informações de contato dos visitantes, como nome, e-mail e telefone. Essas informações podem ser usadas posteriormente para enviar materiais de marketing de empreendimentos, newsletters ou oferecer produtos aos leads.

Os leads no mercado imobiliário fornecem informações importantes aos vendedores e, por isso, esse modelo de landing page é o mais utilizado no mercado imobiliário. Como um imóvel se trata de um bem com alto custo, o relacionamento com o consumidor é uma etapa posterior da conversão em um formulário.

Exemplo de uma landing page de empreendimento imobiliário


2. Landing pages de vendas

Essas landing pages são usadas para vender um produto ou serviço diretamente para o visitante. Elas geralmente apresentam uma oferta irresistível, que leva o visitante a realizar uma compra imediata. Essas páginas são usadas em campanhas de marketing com tráfego pago, como anúncios no Google Ads ou no Facebook Ads.


3. Landing pages de eventos

São usadas para promover um evento específico, como um webinar, uma conferência ou palestra. O objetivo é convencer os visitantes a se inscreverem para o evento, geralmente oferecendo informações sobre o conteúdo que será apresentado ou os palestrantes que estarão presentes. Essas páginas geralmente incluem informações sobre a data, hora e local do evento, bem como informações sobre os custos e o processo de inscrição.

Independentemente do tipo de landing page que você escolher, é importante entender o objetivo pelo qual está criando a página e considerar o público-alvo. É essencial que o produto ofertado seja relevante e atraente para o visitante. Por isso, deve-se entender quais características são mais importantes para o cliente que você deseja atingir. 


Benefícios de criar uma landing para imobiliária e incorporadora

De maneira geral, é comum que imobiliárias, construtoras e incorporadoras utilizem um site próprio para divulgar todos seus imóveis, oferecendo uma busca personalizada para os mais variados tipos de públicos. Nesse caso, as páginas dos produtos não tem um foco exclusivo, afinal o cliente terá acesso à variadas opções de imóveis.

Então, o uso de uma landing page oferece maior foco na venda de um produto específico. Utilizar uma landing page é o caminho ideal na sua estratégia de marketing, garantindo alguns benefícios:

Aumentar a taxa de conversão

A maior vantagem de utilizar uma landing page é, sem dúvidas, o aumento da taxa de conversão. As informações irrelevantes e distrações são descartadas, aumentando assim a chance do público impactado se transformar em leads.

Isso acontece porque os títulos e conteúdos ao longo da página são feitos com o intuito de convencer e estimular o seu público alvo ao entrar em contato, oferecendo vantagens e oportunidades exclusivas de um imóvel, como por exemplo, vantagens construtivas, preço e localização.

Atrair leads mais qualificados

Outra vantagem é a obtenção de leads mais qualificados. Oferecer todas as características que seu empreendimento possui e deixá-lo atraente para o visitante irá qualificar a percepção e valor do produto junto ao lead. Essa classificação, irá aumentar muito a possibilidade do fechamento de um negócio, ou seja, os leads serão mais assertivos.


Reduzir o custo de aquisição de clientes

Buscar clientes de uma forma ativa exige grande esforço da equipe de marketing e vendas. Agendar apresentações, ligações e criar relacionamentos tem um custo alto. Já com uma estratégia de landing page, você deixa de correr atrás dos leads e apenas oferece informações para que eles venham até você.

Nem todos os leads serão potenciais clientes, mas como já comentamos, serão melhor qualificados do que em uma estratégia comum de captação de clientes. 

O estudo das pessoas que converteram na sua landing page irá lhe ajudar a entender sobre o seu público e ser o mais assertivo possível no conteúdo da sua campanha, reduzindo os custos de forma expressiva.


Onde fazer landing pages imobiliárias?

Após construir a sua estratégia de marketing imobiliário e entender que a utilização de uma landing page imobiliária é adequada ao seu negócio, existem várias maneiras de criar uma página eficaz no mercado. Aqui, vou citar algumas:

Ferramentas de construção de landing pages

As ferramentas online de construção de landing pages permitem que você crie páginas facilmente, sem a necessidade de conhecimento técnico avançado.

Essas ferramentas oferecem modelos prontos e personalizáveis, que você pode usar como ponto de partida para criar sua própria landing page. 

O RD Station, por exemplo, possui templates focados no mercado imobiliário para divulgação de imóveis ou empreendimentos. Para facilitar o trabalho, o construtor de layout é bastante intuitivo e oferece ferramentas de inteligência artificial para criação de títulos chamativos e CTAs estratégicos.

Exemplo de painel de edição de landing pages do RD Station


Plataforma WordPress

Se você está buscando uma personalização maior para sua landing page ou quer incluir funções específicas, poderá utilizar um CMS como o WordPress para criar suas próprias landing pages. O WordPress oferece plugins ou extensões que facilitam bastante a criação do layout e conteúdo de uma página, como o plugin Elementor. 

Além disso, ao optar pelo WordPress, você deve levar em consideração a necessidade de contratação de uma hospedagem para manter a sua página publicada na web.

Contratação de um especialista em marketing

Se você não tem tempo ou habilidades para criar sua própria landing page, pode considerar a contratação de um especialista em marketing ou uma agência de marketing digital imobiliário para criar uma landing page para você. Eles terão a experiência necessária para criar uma página que atenda às suas necessidades do seu produto e público alvo, além de maximizar suas chances de conversão.


Elementos que não podem faltar em uma landing page de conversão

No geral, uma landing page imobiliária contém menos links e distrações que tiram o foco do visitante, comparado a um site normal. Isso é feito propositalmente, pois seu único objetivo é conseguir a conversão.

Exemplo de uma landing page com elementos essenciais, como: título chamativo, formulário de contato, características das unidades, argumentos para convencer o visitante e CTAs ao longo da página.


Veja a seguir elementos fundamentais que uma landing page de empreendimento ou imóvel deve conter:

Título que converse com o público

Um título chamativo é parte crucial de uma landing page, pois pode atrair a atenção do visitante, transmitir a mensagem essencial do imóvel e melhorar as taxas de conversão. 

É importante dedicar tempo e esforço para criar um título que seja criativo, informativo e persuasivo, para que a página tenha o melhor desempenho possível.

Se o título for convincente o suficiente para o visitante continuar lendo, ele pode ficar mais propenso a converter e buscar mais informações sobre o empreendimento ou imóvel divulgado.

Conteúdo e boas fotos do produto

Como o objetivo final é engajar o visitante e incentivá-lo a realizar uma ação específica, oferecer um conteúdo relevante é essencial para alcançar esse objetivo.

Você deve valorizar as características marcantes do empreendimento ou imóvel, apresentar boas fotos, argumentos que encantem e gerem o sentimento de desejo pelo produto.

Informações externas ao imóvel serão um grande diferencial, como apresentar as facilidades da região e toda a comodidade que aquela localização irá trazer para a qualidade de vida das pessoas.

CTAs focados no usuário

Um CTA (Call-to-Action) é uma chamada para ação que tem como objetivo levar o visitante ao formulário de conversão em uma landing page.

É uma parte fundamental do processo de conversão, pois é o que motiva o visitante a realizar a ação. Para construir um CTA bem estruturado, você deve ficar atento à algumas orientações:

  1. Escolha uma cor contrastante: o CTA precisa destacar na página, então a cor deve ser atraente e chamar a atenção do visitante.
  2. Utilize um texto persuasivo: o texto deve ser persuasivo e direto ao ponto, incentivando o visitante a realizar a ação desejada, por exemplo: “Quero informações exclusivas”.
  3. Coloque o CTA em locais estratégicos: muitas landing pages possuem bastante conteúdo e apenas um formulário de conversão, então é necessário incluir CTAs ao longo de toda a página, seguindo a lógica de oferecer um conteúdo relevante ao visitante e na sequência a chamada para a ação.

Formulário para conversão

O modo de alcançar o principal objetivo de uma landing page, que é a conversão, é por meio de um formulário. Porém deve-se ter cuidado ao aplicá-los para que sua experiência seja a mais positiva possível.

Considerando que muitos usuários não rolam a página até o fim, o formulário deve ter boa visualização, logo no começo da landing page

Para que o seu preenchimento não seja cansativo, adicione apenas campos necessários, selecione as informações essenciais que você realmente precisa, como nome, telefone e e-mail.

Configurações da LGPD

A adequação de uma landing page à LGPD é fundamental para garantir a conformidade legal e a confiança do usuário na página. A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) exige que ao se trabalhar com dados pessoais das pessoas é obrigatório implementar medidas de orientação e consentimento explícito do usuário para coletar e tratar seus dados.

A landing page deve oferecer um campo no formulário que valide o consentimento dos leads que converteram, além de um link para a Política de Privacidade da imobiliária ou incorporadora.


Coloque sua estratégia em prática com a CUPOLA!

Agora que você já conhece a importância e as vantagens de usar landing pages imobiliárias como parte da sua estratégia de marketing digital, é hora de colocar a mão na massa e começar a ter resultados. Ainda tem dúvidas de por onde começar? Então, você pode começar lendo nosso Guia do Marketing Imobiliário, onde você pode acompanhar os primeiros passos para tirar a estratégia do papel! Acesse já!

Mateus Toignal
AUTOR (a): Mateus Toignal

Mateus Toignal é designer por formação, com especialização em UI/UX design e foco em sites imobiliários. É sócio e especialista da CUPOLA e trabalha há 4 anos ao lado de imobiliárias e incorporadoras que buscam a transformação do mercado imobiliário brasileiro.