O imobiliário é um mercado repleto de oportunidades, seja na venda ou locação de imóveis. Segundo dados do sistema Cofeci-Creci, o Brasil conta com mais de 48 mil imobiliárias ativas e quase 500 mil corretores de imóveis credenciados. E o número não para de crescer. Se você tem interesse no segmento ou já faz parte dele, confira neste artigo o passo a passo de como montar uma imobiliária e os temas a seguir:
- Tudo o que você precisa saber sobre o CRECI
- Como abrir uma imobiliária na prática?
- Tipos de imobiliária que podem ser abertos
- Quais investimentos de marketing imobiliário são necessários para ter sucesso?
- Como montar uma equipe para uma imobiliária de venda ou locação?
- Qual é o lucro de uma imobiliária?
- Abrir imobiliária é um bom negócio?
Ficou interessado? Então continue a leitura!
Tudo o que você precisa saber sobre o CRECI
Antes de falarmos da abertura da empresa, regulamentação e estrutura para ter uma imobiliária, precisamos esclarecer sobre o CRECI, elemento primordial para que você consiga montar uma imobiliária.
O que é o CRECI?
O CRECI é o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis, instituição fundada em 1962 com o objetivo de fiscalizar e regulamentar a atividade profissional de corretores de imóveis e imobiliárias, seguindo a Lei Federal 6.530/78.
Pela lei, apenas profissionais registrados pelo CRECI podem exercer a profissão e fazer o registro de propriedades para compra e venda. Cada estado do Brasil possui uma unidade do CRECI, que atua em conjunto com Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (COFECI).
Precisa ter CRECI para abrir uma imobiliária?
Sim, precisa. Existem dois tipos de CRECI, o físico e o jurídico. O CRECI físico é destinado para corretores que são autônomos, enquanto o jurídico é para corretores que desejam ter sua própria imobiliária.
Mas é importante lembrar que, para ter um CRECI jurídico, o corretor precisa, primeiramente, ter em mãos um CRECI físico.
O CRECI como corretor de imóveis será o mesmo da imobiliária?
Não! O primeiro passo para tirar o CRECI jurídico é possuir o CRECI físico.
Então vamos te explicar as duas etapas:
1. Como conseguir o CRECI pessoa física?
A primeira etapa é fazer o curso Técnico em Transações Imobiliárias, mais conhecido como TTI. Para isso, basta buscar uma instituição de ensino de qualidade e credenciada pelo CEE do seu estado e aprovada pelo sistema CRECI/COFECI, como o IBRESP e IBREP.
O curso Técnico em Transações Imobiliárias vai fornecer a base para o corretor de imóveis iniciar sua atuação no mercado imobiliário. O curso conta com disciplinas de:
- Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa;
- Operações Imobiliárias;
- Relações Humanas e Ética;
- Economia e Mercado;
- Matemática Financeira;
- Desenho Arquitetônico e Noções de Construção Civil;
- Direito e Legislação;
- Organização Técnica;
- Comercial;
- Marketing;
- Estágio Supervisionado Obrigatório.
O curso de TTI é oferecido na modalidade presencial e EAD. Para se matricular é preciso ser maior de 18 anos, ter ensino médio completo, apresentar a documentação exigida pela instituição.
É preciso fazer estágio para conseguir o CRECI?
Sim. Após a conclusão do TTI, é obrigatório concluir o estágio profissional para tirar o CRECI. Para isso, é necessário:
- pedir a declaração de matrícula na instituição de ensino onde realizou o TTI;
- preencher o formulário de inscrição de estagiário do CRECI encontrada no site oficial;
- reunir a documentação exigida pelo CRECI;
- ir até o CRECI presencialmente com toda a documentação exigida e solicitar a carteira de estagiário;
- buscar imobiliárias ou empresas do mercado imobiliário para realizar o seu estágio supervisionado.
É muito importante levar essa etapa a sério, pois será nesta fase que terá a oportunidade de aprender e se desenvolver na prática, fazer contatos com outros profissionais e até ter contato com clientes.
Depois de passar pelo estágio obrigatório e supervisionado, você estará apto para receber o seu diploma de Técnico em Transações Imobiliárias. A solicitação da sua carteira definitiva de corretor de imóveis deve ser feita no CRECI de sua região.
Para isso, são exigidos alguns documentos:
- Carteira de alistamento militar para homens;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Comprovante de endereço com CEP;
- Cópia autenticada de comprovante de conclusão do Ensino Médio;
- Cópia do registro nacional de estrangeiro se não for brasileiro,
- RG;
- CPF;
- Foto 3X4.
Os documentos podem mudar conforme o local de solicitação. Por isso, confirme as exigências no site do CRECI da sua região.
Após realizar esse o processo, é possível tirar o CRECI rápido, iniciar as atividades profissionais como corretor de imóveis autônomo e avançar para o CRECI jurídico, caso deseje montar uma imobiliária.
2. Como conseguir o CRECI pessoa jurídica?
A solicitação para ter o CRECI jurídico pode mudar de região para região mas, no geral, deve-se acessar o site oficial do CRECI, consultar sobre a razão social e nome fantasia que deseja usar na sua futura imobiliária através de um pedido feito por escrito e mediante o pagamento de taxa de expediente.
Para essa solicitação é exigido que o corretor já tenha aberto sua empresa, possua contrato social e CNPJ. Além disso, deverá preencher o requerimento de inscrição e preenchimento do termo de cientificação.
Você também vai precisar fornecer cópia simples do comprovante de residência do corretor responsável técnico e pagar a taxa de inscrição e anuidade (proporcional à data do requerimento).
Importante ressaltar que para ter uma imobiliária, pode ser autônomo ou em sociedade, contanto que pelo menos um sócio seja corretor de imóveis pessoa física.
O valor da mensalidade do CRECI é alterada a partir do momento da mudança de pessoa física para jurídica.
Corretor de imóveis pode ser MEI?
Corretor de imóveis não pode ser MEI porque é uma profissão regulamentada. Portanto, apesar de alguns corretores de imóveis se enquadrarem nos demais critérios para adoção do MEI, como ter renda anual, número de funcionários e outras sociedades, o benefício do MEI é apenas para regulamentar profissões antes informais. O que não é o caso da corretagem de imóveis.
Portanto, ao optar por abrir uma imobiliária, é fundamental se atentar às regras do CRECI.
Mas não se preocupe, existem alternativas, pois os corretores de imóveis podem optar pelo Simples Nacional que é o sistema de tributação simplificada criado em 1996 por meio de medida provisória e convertida na Lei nº 9.317/1996 pelo governo do Brasil cujo objetivo é facilitar o recolhimento de contribuições das microempresas e médias empresas.
Como abrir uma imobiliária na prática?
Após a conclusão do CRECI pessoa física, a formalização da abertura da sua imobiliária é a primeira etapa para poder iniciar as atividades como empresa jurídica.
Passo a passo para regulamentar a imobiliária
Para realizar a regulamentação da nova imobiliária, é preciso:
1. Contratar um contador de confiança
O ideal é contar com um contator para ajudar a abrir sua empresa imobiliária, pois ele conhecerá todas as etapas do processo, facilitando o acompanhamento.
2. Escolher entre os tipos de empresas disponíveis
Se o propósito é a abertura de uma empresa de apenas um sócio, sem outras pessoas no registro, existe a opção de Empresário Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) ou de uma Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).
Entre as diferenças destes dois tipos de empresa para o MEI está o fato de que o faturamento não está limitado a R$81 mil por ano. Nos dois modelos não há teto no faturamento, modificando apenas a taxação conforme os resultados da empresa.
Na prática, isso quer dizer que a escolha do regime de tributação é livre, sendo possível eleger entre Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. O pagamento de impostos será feito de acordo com o faturamento, e as alíquotas aplicadas conforme o porte da empresa.
Agora, para entrar no Simples Nacional, a empresa deve ser micro com faturamento de até R$ 360 mil por ano ou pequena com faturamento de R$ 4,8 milhões por ano.
A atividade de corretor de imóveis é permitida neste regime tributário, então se a empresa não apresenta débitos municipais, estaduais, federais ou previdenciários, poderá solicitar o enquadramento no Simples Nacional.
Como falamos acima, o Simples é um regime que traz vantagens na questão tributária mesmo quando comparado ao formato de trabalho como autônomo. Porém, fique atento (a), porque existem alguns casos que não podem optar pelo Simples Nacional, como empresas que:
- tenham outra PJ como acionista;
- participem do capital de outra empresa;
- sejam filiais de empresas com sede no exterior;
- tenham algum sócio morando no exterior;
- sejam cooperativas;
- exerçam atividades de loteamento e incorporação de imóveis ou locação de imóveis próprios;
- possuam débitos com o INSS ou com as Fazendas Públicas Federal, Estadual ou Municipal.
3. Redigir o contrato social da empresa
A redação do contrato social geralmente fica a cargo do contador e esse é um dos motivos de ter esse apoio, porém, só irá utilizar um contrato social as empresas que contenham sócios.
4. Verificar se o nome da empresa está disponível na Junta Comercial e INPI
A Junta Comercial é o órgão responsável pelo registro público de uma empresa. Portanto, é obrigatório acessar o site oficial e realizar uma consulta prévia de viabilidade do nome social desejado.
A Consulta Prévia de Viabilidade na Junta Comercial é uma pesquisa eletrônica antecipada e gratuita que analisa a possibilidade de exercício da(s) atividade(s) econômica(s) a ser(em) desenvolvida(s) pela Pessoa Jurídica no endereço escolhido.
Ela também verifica a existência de outras pessoas jurídicas que utilizam nomes idênticos ou semelhantes ao pesquisado. Esta pesquisa é feita nos bancos de dados da Junta Comercial do Estado. Aqui no Paraná, basta acessar esse link para realizar a pesquisa.
Ao preencher o formulário, o solicitante deve informar três opções de nomes empresariais. A análise dos nomes é feita a partir da primeira opção. Caso a resposta da análise da primeira opção de nome seja inédita, não é feita a análise dos nomes subsequentes. Nesse caso a sua reserva de nome é feita por 90 dias.
Qual a diferença entre a Consulta Prévia de Viabilidade na Junta Comercial e Consulta no INPI?
O registro na Junta Comercial é diferente do registro da marca no INPI. Apesar dos dois registros terem papel importante na existência da empresa no mercado, cada um desempenha uma função.
Como falamos acima, a Junta Comercial é um órgão governamental que tem por objetivo registrar as atividades empresariais de cada estado. Então, seu principal objetivo é o registro de empresas mercantis e atividades afins.
A emissão do Número de Identificação de Registro de Empresa (NIRE) é feita por ela e ele identifica o estado que a empresa atua, o tipo jurídico de sociedade e o registro da empresa. Somente com o NIRE é que você consegue solicitar a inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).
Já o INPI é um órgão do governo criado em 1970, responsável por examinar pedidos de patentes e registrar marcas. E ainda, ele tem a responsabilidade de garantir a observância das leis de propriedade industrial no país.
É o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) que deve registrar a marca da sua imobiliária. Portanto, frisamos que estamos falando de um registro diferente daquele que é feito na Junta Comercial do Estado.
O nome empresarial diz respeito ao nome que será utilizado em documentos oficiais da empresa. Já a marca é um sinal visual que deve ser utilizado para identificar um produto ou serviço do seu negócio, usado em divulgação online e offline.
Então, é no INPI que você irá realizar o registro da sua marca. Isso porque o registro na Junta Comercial não protege sua marca.
Esclarecemos que o registro da marca no INPI não é obrigatório. Então você pode optar por registrá-la ou não. Porém, aqui na CUPOLA, recomendamos que todos nossos clientes a registrem no INPI, porque apenas com esse registro terá direito de realizar algumas ações legais para proteger sua marca.
Com ele é possível enviar uma notificação ao concorrente, caso seja identificado uso indevido. E se a situação piorar, recorrer à justiça para proteger sua marca.
Nossa recomendação é que, depois de realizar o registro na Junta Comercial do Estado, se informe sobre os passos para efetuar o registro da sua marca no INPI.
5. Solicitar o Alvará de funcionamento na Prefeitura
Qualquer negócio que tenha movimentação de público vai precisar do Alvará de funcionamento autorizado pela Prefeitura da cidade. O documento só pode ser solicitado após o registro na Junta Comercial do Estado. Após a solicitação o órgão regulador vai até o local de funcionamento da sua atividade, realiza uma vistoria e atesta a viabilidade.
6. Fazer a solicitação do CRECI Jurídico
Conforme explicado anteriormente neste artigo, você apenas poderá ter uma imobiliária se, além do CRECI físico, também obtiver a licença jurídica. Portanto, é fundamental começar por ele.
Quais os tipos de imobiliária que podem ser abertos?
O crescimento do mercado imobiliário, junto com o avanço da tecnologia, abre portas para vários modelos de negócios imobiliários. Dentre eles, os mais conhecidos estão a imobiliária digital, imobiliária com espaço físico e o modelo de franquia imobiliária.
Como abrir uma imobiliária digital?
Uma imobiliária digital é uma empresa que realiza todos os seus negócios de forma online, sem precisar de uma sede física, por exemplo.
A abertura da imobiliária digital se dá da mesma forma que uma empresa física, porém os custos com espaço físico são excluídos ou diminuídos.
Além disso, podemos listar outras vantagens de uma imobiliária digital comparada a uma estrutura física:
- normalmente não é preciso ter uma equipe grande. Portanto o custo fixo com colaboradores é reduzido;
- existe a possibilidade de alocar melhor os investimentos na geração de leads;
- há possibilidade de trabalhar em casa, no regime home office;
- exige um foco maior na criação de estratégias de branding da imobiliária digital para que as pessoas a conheçam;
Os corretores de imóveis precisam buscar especialização para oferecer um atendimento consultivo, além de terem um trabalho forte e influência nas redes sociais.
Os investimentos necessários e recomendados em uma operação digital é em sistemas como um CRM imobiliário, ERPs e softwares para atendimento a clientes pelo WhatsApp, além das campanhas de marketing digital.
Leia também: CRM Imobiliário: O Que Você Precisa Saber Antes de Contratar Um
Como abrir uma imobiliária com espaço físico?
Agora se possui capital de investimento e busca mais visibilidade, abrir uma imobiliária com espaço físico é uma excelente alternativa.
Mesmo sabendo que a jornada de compra dos clientes muitas vezes começa online, a estrutura física passa muita credibilidade na tomada de decisão.
Nesse caso é importante analisar os investimentos necessários para abrir uma imobiliária com estrutura física como aluguel ou compra de um espaço para abrir a operação, projeto arquitetônico, mobília, computadores, estrutura para internet e telefonia, papelaria e sinalização interna e externa com fachadas e banners.
E assim como na imobiliária digital, na física também recomendamos que não deixem de lado o investimento em um bom CRM e ERP.
Outro ponto importante a se considerar na imobiliária física é a equipe. É fundamental contar com profissional na recepção, equipes de atendimento comercial, administrativo, financeiro e limpeza. Agora, se a sua imobiliária trabalhar também com a operação de aluguel de imóveis, considere acrescentar profissionais de demonstração de imóveis, vistorias e manutenção.
Como abrir uma franquia imobiliária?
Abrir uma imobiliária por meio de uma franquia tem suas vantagens, principalmente se levarmos em consideração o peso da marca e estratégias de marketing já consolidadas. Na prática, uma franquia imobiliária é uma estratégia de negócio que tem como propósito utilizar um sistema de licença de uma empresa já existente no mercado.
Já entre as desvantagens está o valor de investimento que, normalmente, é maior do que abrir uma empresa do zero. Porém, com o investimento geralmente está incluso tudo que precisa para a operação funcionar, sem se preocupar com detalhes específicos como se fosse correr atrás de tudo sozinho.
Na segunda temporada do Modo Avião, Podcast do Imobi Report, Rodrigo Werneck entrevistou Carlos Ruschel, diretor-superintendente da Crédito Real, tradicional imobiliária gaúcha que está expandindo a operação por meio da estratégia de franquias imobiliárias. Clique e ouça o episódio sobre Franquias imobiliárias: os segredos por trás da multiplicação.
A importância do branding no mercado imobiliário
Com a empresa formalizada, chegou a etapa de olhar para o branding da sua imobiliária. Branding é a união de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da imobiliária.
O objetivo do branding imobiliário é despertar sensações e criar conexões que serão fundamentais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de alugar ou comprar um imóvel. Se você quer saber mais sobre este assunto, não pode deixar de conferir o nosso Guia do Marketing Imobiliário, o passo a passo para tirar sua estratégia do papel!
Quais investimentos de marketing imobiliário são necessários para ter sucesso?
Independentemente se estamos falando de uma imobiliária digital, com estrutura física ou franquia, o investimento de marketing precisa ser considerado. Assim você conseguirá colocar a estratégia de branding para rodar na prática. Listamos os canais e investimentos que não podem ser ignorados:
Site Imobiliário personalizado e otimizado
Com um bom site imobiliário, a sua imobiliária terá muito mais chances de alcançar um número maior de clientes e fortalecer a marca. Além de não depender exclusivamente de outros canais de geração de leads e reduzir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC).
Na prática, para ter um site, é preciso comprar um domínio e depois escolher entre um template oferecido no mercado ou pela personalização de um site do zero.
Portais Imobiliários
Existem diversos portais imobiliários pagos no Brasil. Entre os mais conhecidos estão o Viva Real, Zap, OLX, ImóvelWeb, Quinto Andar, Casa Mineira e Chaves na Mão. Também existem portais gratuitos, como Attria, Campainha e Imocasa, mas que podem ter algumas limitações em relação ao número de anúncios, formas de contato, dashboards e integrações.
Sugerimos que pesquise os planos e presença da concorrência antes da tomada de decisão. Depois da escolha, tenha uma estratégia de cadastro de imóveis e acompanhe com frequência a quantidade de leads gerados e custo de cada contato.
Leia também: Guia Completo dos Portais Imobiliários
Redes sociais
Sua imobiliária precisa estar presente e ter uma estratégia nas redes sociais. A jornada de compra ou locação imobiliária está cada vez mais digital e muitos contatos podem chegar através do Instagram, Facebook, TikTok e Youtube.
Considere uma criação de linha editorial e gráfica para as principais redes sociais da atualidade e mantenha a constância nas publicações. Lembre-se: pessoas compram de pessoas, então tente humanizar as redes da imobiliária, trazendo fotos reais e produções de vídeos que normalmente criam mais conexões do que fotos frias de banco de imagens pagos.
Inbound marketing imobiliário
O inbound marketing imobiliário pode ser utilizado como uma estratégia para nutrir sua base de clientes e reduzir o CAC da sua operação.
Diferentemente do marketing tradicional, o Inbound Marketing não atinge consumidores com anúncios invasivos. O propósito da metodologia é atrair potenciais clientes e nutrir a sua base por meio de conteúdos relevantes e úteis, fazendo ela avançar de uma forma educativa pela jornada de compra, tanto na venda como na locação.
A CUPOLA é parceira Diamond da Resultados Digitais, uma das maiores referências em ferramentas de automação de marketing digital do Brasil. A automação de marketing pode ser realizada por disparos de e-mails ou integrações através de WhatsApp. Independentemente do canal, o importante é nutrir a base ao invés de apenas gastar dinheiro atraindo novos leads.
Mídias Digitais
Existem diversas plataformas de mídia paga disponíveis no mercado, mas entre as mais conhecidas e recomendadas para o mercado imobiliário estão o Google Ads e Meta Ads.
Meta Ads é a plataforma de mídia paga do Facebook, Instagram e WhatsApp, na qual é possível ativar anúncios de diversos formatos e com diferentes objetivos. Já o Google Ads é uma plataforma de anúncios do Google pensada em anunciantes que querem captar tráfego qualificado para seus sites.
Para ativá-las é necessário criar um plano de mídia, ter redes sociais ativas, conta no Google Ads e um bom site publicado. Também recomendamos contar com apoio de uma agência de marketing especializada para que consiga te apoiar na criação da estratégia, ativação e otimização das campanhas. Isso porque leva um tempo até começar a colher os resultados, por isso a importância da constância.
Como montar uma equipe para uma imobiliária de venda ou locação?
Durante seu planejamento de abrir uma imobiliária, é obrigatório considerar a seleção e recrutamento da equipe.
E existem particularidades quando falamos de uma imobiliária que trabalha apenas com venda das que trabalham com venda e locação de imóveis.
Vamos aos detalhes:
Apenas compra e venda de imóveis
Considere o recrutamento de corretores de imóveis de acordo com o perfil que deseja. Por exemplo, existem corretores de imóveis que trabalham apenas com lançamentos imobiliários, imóveis populares ou imóveis de alto padrão.
No tópico de branding é fundamental entender o nicho de mercado que deseja atuar para recrutar profissionais com o perfil adequado.
Além dos corretores de imóveis, recomendamos contar com:
- recepcionista/telefonista;
- auxiliar administrativo;
- auxiliar de vendas, se a sua operação já for iniciar com qualificação de leads;
- gerente comercial de vendas, para organizar a estratégia da equipe com definições de metas e rotinas de acompanhamento.
Compra, venda, locação e administração de imóveis
Agora se o seu projeto é trabalhar também com aluguel de imóveis, listamos as vagas imprescindíveis:
- recepcionista;
- consultor(a) de locação (corretor de imóveis ou atendente comercial);
- captador(a) de imóveis;
- vistoriador(a);
- profissionais responsáveis por contratos, manutenção, rescisão e financeiro.
Assim como na venda, também recomendamos que a operação de locação conte com um gerente comercial para imprimir ritmo na operação e ter metas de crescimento.
No mundo ideal sugerimos que a imobiliária conte com o apoio de um profissional de gestão de pessoas, porém, sabemos que ao abrir uma nova imobiliária o orçamento é reduzido, então existe a possibilidade de terceirizar o recrutamento e seleção com empresas especializadas.
Uma recomendação da CUPOLA é não misturar as operações de vendas e locações. Por mais que estejamos falando do mesmo produto (imóveis), a jornada de compra e as particularidades das duas operações são muito diferentes. Ter a mesma equipe atendendo as demandas de vendas e locações faz com que a empresa perca o foco e não escale da forma que deseja.
Qual é o lucro de uma imobiliária?
Depois de ler sobre o passo a passo para montar uma imobiliária, você deve estar se perguntando se vale a pena ter uma imobiliária, não é mesmo?
Para responder a pergunta vamos listar as possibilidades de faturamento que uma imobiliária estruturada pode ter:
Quanto uma imobiliária pode lucrar na venda de imóveis
Os imóveis vendidos nas imobiliárias preveem uma comissão média de 6% (a depender da região de atuação).
Mas vamos simular que metade da comissão fique com a imobiliária e a outra metade com o corretor associado à operação (a divisão de comissão também varia muito de acordo com a operação e de outros rateios como a comissão pela captação do imóvel):
Se a imobiliária vender dois imóveis nesse ticket médio por mês, no ano teria faturado R$648 mil (bruto, sem a redução de todos os investimentos necessários e sem a redução dos impostos que precisa ser considerada no cálculo final).
Quanto uma imobiliária pode lucrar na locação de imóveis
Já na locação de imóveis o cálculo é diferente. Normalmente as imobiliárias de locação ganham em duas principais taxas: administração e intermediação imobiliária.
A intermediação é uma taxa única paga pelo proprietário quando o imóvel é alugado. Essa taxa varia muito de acordo com a região do Brasil, mas temos praças que cobram 30% até 100%. Já a taxa de administração o mais comum é cobrar 10%.
Então numa simulação simplificada de um aluguel de R$2000, temos o seguinte cálculo:
Se uma imobiliária alugar 10 imóveis por mês nesse ticket médio, teria R$20.000 por mês de taxa de intermediação (se cobrar 100% de intermediação) + R$2000 de taxa de administração a partir do segundo mês de aluguel.
Além das duas principais taxas, existem outras formas de rentabilização da operação como cobrança de assinatura eletrônica, comissão sobre seguros obrigatórios, entre outros.
O interessante na locação é crescer a carteira e ganhar no volume. Por isso a importância de ter uma gestão comercial próxima.
Abrir imobiliária é um bom negócio?
Montar uma imobiliária é um excelente negócio. Não apenas pelas possibilidades de ganhos, mas também por acompanhar muitas realizações de sonhos, seja na compra do primeiro imóvel, rentabilização de um patrimônio ou locação de um imóvel para pessoas que estão saindo da casa dos pais, por exemplo.
Neste texto tentamos resumir como montar uma imobiliária em um passo a passo, mas sabemos que abrir uma empresa dá trabalho e exige muito investimento, planejamento e organização.
Aqui na CUPOLA temos uma equipe de consultores prontos para te ajudar a abrir uma imobiliária ou melhorar a performance da sua operação. Se você precisar de um acompanhamento mais próximo, estamos prontos para te auxiliar. Entre em contato conosco.