SEO: a sua imobiliária nos primeiros resultados orgânicos do Google

SEO: a sua imobiliária nos primeiros resultados orgânicos do Google
Aline Borges
AUTOR (a): Aline Borges

Ter a sua imobiliária entre os principais resultados de busca orgânica do Google é crucial. Quando pensamos no início da jornada de quem está em busca de um imóvel para comprar ou alugar, ou então anunciar um imóvel que possui, podemos ter os seguintes cenários: 

No Google, o usuário fará a pesquisa pelo tipo do imóvel que tem interesse ou pelo serviço de anúncio de imóveis e, baseado nos resultados que aparecerem para ele, clicará naqueles que mais chamarem sua atenção.

Em seguida avaliará os imóveis disponíveis ou as vantagens de anunciar o imóvel com as imobiliárias de acordo com os resultados apresentados e, a partir daí, decidirá com qual delas fará contato ou irá visitar em busca de fechar um negócio.

Seguindo esse raciocínio, se você não fizer parte desses resultados, além da sua imobiliária não ser considerada uma opção para negócio, ainda corre o risco de perder a oportunidade para um concorrente.

Então não é simplesmente ter um site. Você precisa aumentar as chances de criar uma oportunidade de negócio com ele. 

E como fazer isso? Uma das maneiras é por meio do SEO!

Para que você entenda mais sobre SEO e como aplicá-lo em sua imobiliária, neste artigo você encontrará:

  1. O que é SEO e para que serve?
  2. Por que investir em SEO para sites imobiliários?
  3. SEO local e sua aplicação para imobiliárias
  4. Como fazer SEO local para imobiliárias? Veja como tentar colocar seu site no topo das pesquisas do Google
  5. Algumas dúvidas frequentes sobre SEO para sites imobiliários

O que é SEO e para que serve?

SEO (Search Engine Optimization) é a otimização para motores de busca. Isso significa que são empregadas estratégias e técnicas de modo constante, que servem para tentar posicionar as páginas do seu site nos melhores resultados orgânicos dos motores de busca.

O que são motores de busca? 

Motores de busca são sites que varrem a internet à procura de conteúdos que correspondam ao interesse do usuário. Na prática, a ideia é que eles sejam capazes de responder as dúvidas dos usuários. 

O principal motor de busca conhecido é o Google. Mas também há algumas outras opções, como Bing e Yahoo!, por exemplo.

O que são resultados orgânicos?

Os resultados orgânicos são os sites listados nos motores de busca após a realização de uma pesquisa, mas sem a necessidade do pagamento de anúncios.

Exemplo de resultados pagos e orgânicos do Google

Exemplo das diferenças entre os resultados pagos e orgânicos do Google

Por que investir em SEO para sites imobiliários?

Investir em SEO para sites imobiliários traz diversos benefícios. A seguir, elenco quais são os principais.

1. Melhoria no alcance de marca

A primeira página do Google é o espaço mais disputado da internet. 

Quando um consumidor está procurando por “apartamento de dois quartos para alugar em Curitiba” e a sua imobiliária aparece nos primeiros resultados de busca, será dada a primeira oportunidade de um consumidor que nunca ouviu falar da sua marca passar a conhecê-la e dar início ao relacionamento.

Sua marca estando no topo do Google passará a ficar mais conhecida, fortalecendo sua autoridade no mercado e estabelecendo seu reconhecimento

Aqui eu reforço um ponto: o SEO não trabalha sozinho nesse sentido. É importante que outras estratégias se complementem de maneira que a marca também se torne forte por outros meios, como com a utilização de uma estratégia de branding e mídia paga.

Botão que leva o usuário para a página de contato da CUPOLA

2. Aumento de visitas para o site

Um site melhor posicionado trará mais visitas para o site.

Como a maioria das pessoas tende a clicar em um dos primeiros resultados de pesquisa, uma classificação mais alta geralmente direcionará mais tráfego orgânico para seu site. 

Para se ter uma ideia, dados apontam que a primeira página do Google concentra 95% de todo o tráfego para os sites. Ou seja, não estar na primeira página do Google é estar praticamente invisível aos usuários

3. Tráfego mais consistente

O SEO trará também um tráfego mais consistente

A principal diferença do tráfego orgânico para o pago é que o investimento com a estratégia é colhido com resultados durante um maior período de tempo.

Um artigo de blog, por exemplo, poderá gerar resultados hoje e ainda daqui a um ano. Enquanto isso, um anúncio dura apenas o tempo que você pagar por ele.

4. Tráfego mais barato

Aqui trago como tráfego mais barato e não tráfego grátis como algumas pessoas costumam colocar.

Não podemos dizer que o tráfego orgânico não envolve custo algum, até porque as estratégias para atrair visitas orgânicas precisam de investimento na mão de obra do profissional de SEO, seja de uma equipe interna da imobiliária, seja de uma  agência contratada para realizar o trabalho.

5. Apoio à estratégia de mídia paga

Um site bem otimizado para receber visitantes seja de qual for a fonte de aquisição, criará melhores chances para usuário passar mais tempo navegando, bem como otimizará a oportunidade de geração de conversões. Em um cenário de investimentos cada vez mais altos em anúncios, é muito importante que o site receba uma atenção especial e potencialize os resultados desses investimentos.

SEO local e sua aplicação para imobiliárias

No SEO, existem diferentes abordagens para diferentes tipos de negócios. Especialmente no caso de imobiliárias, a abordagem conhecida como SEO local é a mais adequada, e por isso, abordaremos essa estratégia no tópico a seguir.

O que é SEO local?

O SEO local tem como foco pesquisas que contém termos geográficos. Pensando no caso de imobiliárias, tais termos se caracterizam pelas buscas: imobiliárias na cidade x ou imóveis para alugar/comprar na cidade x no bairro y.

Desse modo, corresponder a essas buscas faz com que a sua marca aumente sua autoridade local. 

Aqui outro fato que nós precisamos nos atentar quando falamos de buscas no Google: dados trazem que quase metade das pesquisas feitas no Google têm intenção local.

Então, quando pensamos nisso, reforçamos ainda mais a importância do SEO para as imobiliárias, pois, corresponder a essas buscas é criar a oportunidade de atrair cada vez mais pessoas para o seu negócio.

Como fazer SEO local para imobiliárias? Veja como tentar colocar seu site no topo das pesquisas do Google

As estratégias de SEO local abrangem não só as boas práticas de SEO de um modo geral, mas também particularidades que reforçam a localidade de atuação da imobiliária. A seguir apontaremos os principais caminhos para o sucesso dessa estratégia.

1. Comece otimizando o SEO On-Page

O SEO On-Page se refere a otimizações que são implementadas na página do site e que são visíveis aos usuários. 

Itens importantes para o SEO On-Page

A seguir, listaremos os itens essenciais em otimizações on-page para sites imobiliários.

1. Conteúdo

O Conteúdo é fator preponderante para uma estratégia de SEO. Seja nas páginas institucionais do site, seja  em páginas de blog, por exemplo, a qualidade com que os conteúdos precisam ser entregues é o principal fator. Portanto, quando olhamos para o conteúdo de um site imobiliário, precisamos considerar:

– Pesquisa de palavras-chave para entender o que o seu público gostaria de encontrar;

– Criação de um conteúdo rico, que sane todas as possíveis dores do seu público;

– Não copiar conteúdos de outros sites;

Criar excelentes descritivos de imóveis;

– Focar sempre que possível em conteúdos regionalistas, trazendo temas relacionados à região de atuação da imobiliária;

– Criar title (link azul que aparece nos resultados do Google) e meta description (pequeno texto abaixo do link azul) otimizados e com foco na região de atuação da imobiliária; 

– Possuir heading tags otimizadas, ou seja, criar uma hierarquia adequada de tópicos nos conteúdos das páginas do site, utilizando-se corretamente as tags h1, h2 e assim sucessivamente. 

2. Imagens

Após analisar dezenas de sites imobiliários aqui na CUPOLA, um ponto me chamou a atenção: a ausência de cuidado com as imagens que compõem as páginas. Tanto em páginas institucionais quanto naquelas especificamente dos imóveis, elas precisam contemplar alguns pontos essenciais:

– Possuir tamanho adequado (peso): o ideal é que as imagens sejam menores que 100 kb;

– Incluir alt text: o alt text ou texto alternativo é uma frase que descreve a imagem apresentada.

Ele não é visível ao usuário, mas é importante pois melhora a acessibilidade do site – para deficientes visuais, as imagens são ‘lidas’ por leitores de tela – e para o Google, podem ser reforçados termos estratégicos para o negócio (palavras-chave).

Porém, este é um recurso limitado. Em alguns CRMs não há um campo para inserção de texto alternativo no momento de cadastro das fotos dos imóveis;

– Possuir nome de arquivo: este é um ponto muito negligenciado pelas imobiliárias. 

Neste caso, a recomendação é que os arquivos de imagens não possuam nomes genéricos como image00041.jpeg, mas sim nomes estratégicos que reforcem o tipo de imóvel, intenção (compra ou aluguel) e é claro, a localidade. Exemplo: apartamento-para-alugar-centro-curitiba.jpeg.  

Esse cuidado pode trazer benefícios no ranqueamento das imagens no Google. 

3. Estrutura das páginas de resultados de busca

Chamamos de resultados de busca as páginas resultantes das escolhas dos filtros no buscador do site. Elas precisam ser configuradas de maneira que responda às buscas que os usuários também fazem no Google.

Ou seja, se o usuário busca no Google por apartamento para alugar em São José dos Pinhais, é importante que a página possua tais termos para aumentar a sua possibilidade de ranqueamento.

Para isso, o title da página, H1 e URL, precisam ser dinâmicos de acordo com os filtros selecionados.

Estrutura ideal de um site imobiliário pensado em SEO

Exemplo de uma página de resultados de busca de um site de imobiliária otimizada para SEO

Reforçamos que neste caso e em demais páginas do site, a URL deve ser amigável, ou seja, não ser construída com caracteres estranhos como #$@. As URLs são elementos muito importantes é mais um dos mais de 200 fatores de ranqueamento do Google. 

Ela deve indicar com clareza ao usuário sobre o que se trata o conteúdo da página, sendo concisa e também apresentando palavras-chave.

Até aqui, apresentei os principais pontos que precisam ser abordados quando pensamos nos elementos visíveis na página em uma estratégia de SEO local. 

A seguir, abordarei os principais pontos ao serem considerados elementos fora do site.

Tente melhorar o SEO off-page

O SEO off-page é tudo o que está fora do seu site. Existem várias abordagens para melhorar o SEO off-page, mas no caso de imobiliárias – com a abordagem do SEO local – as mais comuns e recomendadas são:

1.  Crie um perfil no Google Meu Negócio

Google Meu Negócio ou Google Gerenciador de Perfis de Empresas, como passou a ser chamado no fim de 2021, é uma excelente e imprescindível ferramenta para o SEO local. Após ter um perfil criado, tenha alguns cuidados:

– Responda todas as avaliações feitas no Google Meu Negócio, principalmente as negativas! Isso apresenta ao usuário o cuidado da imobiliária em entender o que houve de errado e a sua disposição em resolver a crítica apresentada.

– Ainda sobre as avaliações, incentive o seu cliente a deixá-las no Google Meu Negócio. Elas são importantes fatores de ranqueamento para uma estratégia de SEO local

– Por fim, sempre que possível atualize as informações do Google Meu Negócio. Lembre-se, por exemplo, de atualizar horários e dias de funcionamento em detrimento de feriados ou adversidades que forçaram a empresa a alterar seu horário e/ou dias de funcionamento.

3. Utilize as redes sociais

Outra abordagem importante de SEO off page é manter uma forte presença nas redes sociais. Usá-las de maneira profissional e apresentá-las como um outro canal além do site para comunicar seus propósitos  e seus serviços contribui para potencializar o alcance da marca, bem como para a construção de sua reputação. 

E, por fim e não menos importante, dê grande atenção ao SEO técnico.

Olhe para o SEO técnico

O objetivo do SEO Técnico é garantir que o site da sua imobiliária seja rastreado e indexado, aumentando as chances de ser apresentado nos primeiros resultados de busca. 

Para isso, é imprescindível que o site contenha:

– Sitemap;

– Robots.txt;

– Boa performance de carregamento – site rápido;

– Site otimizado para a versão mobile;

– Dados estruturados;

– URLS HTTPs;

– URLs amigáveis.

Existem outros itens que o SEO técnico abrange. Porém, por vezes até mesmo os itens acima estão ausentes nos sites imobiliários.

Otimizados em seu site todos os itens que citei até aqui, chegou o momento de acompanhar o retorno que eles estão trazendo para o seu site. 

Acompanhe as métricas

Realizar diversas implementações no site e não acompanhar os resultados que elas proporcionam é um verdadeiro ‘tiro no pé’. 

O acompanhamento das métricas se faz muito importante nesse sentido, não só para avaliar o sucesso, mas também para entender quais estratégias não deram certo a fim de que possam ser revistas e novos planos de ação possam ser considerados.

Algumas métricas básicas e importantes para acompanhamento da estratégia de SEO para sites imobiliários são: 

– Sessões, Usuários recorrentes e Novos Usuários;

– Posicionamento de palavras-chave estratégicas,

– Número de conversões provenientes de origem orgânica; 

– Tempo médio de carregamento das páginas. 

Aqui na CUPOLA acompanhamos as métricas que citei, mas também algumas outras que consideramos importantes para cada negócio. Tudo isso por meio de um Dashboard em que concentramos dados das ferramentas Google Analytics, Google Search Console e Pagespeed Insights. 

A utilização de Dashboards é de grande importância para que os dados de diferentes fontes sejam agrupados e compartilhados entre os interessados dentro da imobiliária.

Tenha a ajuda de ferramentas

A utilização de ferramentas é essencial para otimizar o trabalho de SEO, seja para mensurar os resultados – como citei anteriormente -, seja para identificar focos de melhoria. Há diversas ferramentas disponíveis no mercado e a seguir vou recomendar algumas, sendo elas as que mais utilizo:

Para mensurar resultados e organizá-los

– Google Analytics;

– SEMrush;

– Google Search Console;

– Data Studio.

Para identificar oportunidades de melhorias no site

– Screaming Frog;

– Google Search Console;

PageSpeed Insights;

GT Metrix.

Dúvidas comuns sobre SEO para sites imobiliários

Nossos consultores recebem diversas dúvidas de nossos clientes quando o assunto é SEO. Aqui trarei as principais e explicarei alguns mitos envolvidos nesse assunto. 

Quanto tempo demora para o SEO dar resultado?


Essa é uma dúvida muito comum e a resposta é: depende. Em média, podemos esperar resultados após 3 meses do início das otimizações. Porém, o tempo pode ser tanto menor, quanto maior.

De modo geral, com um site bem otimizado e com a publicação constante de conteúdos por meio de um blog, os resultados são mais rápidos. 
Porém, existem casos no contexto imobiliário em que temos a dificuldade de um bom contato com a equipe de desenvolvimento do site, por exemplo. A consequência é que ajustes de caráter técnico que precisam ser feitos são morosos, impactando diretamente na velocidade do retorno dos resultados de SEO. 

Portanto, quanto melhor o conteúdo produzido em união com uma boa plataforma de site, bem como uma equipe de desenvolvimento ágil para implementar os ajustes solicitados, melhores e mais rápidos serão os resultados.  

Por que o site da minha imobiliária não aparece nos primeiros resultados do Google?


É muito comum que, em grande parte dos casos, o site da imobiliária não apareça nos primeiros resultados do Google por falta de itens que citei como boas práticas neste texto, bem como a falta de um profissional especializado para aplicá-los.

Mas caso já utilize das boas práticas, o não ranqueamento ou ranqueamento em posições mais baixas são, na verdade, mais relacionados a concorrentes difíceis de serem alcançados se classificando melhor – por possuírem uma marca mais forte e consolidada, bem como uma carteira de imóveis disponíveis no site maior (como no caso dos portais imobiliários) – e menos sobre algo errado com o SEO do site da imobiliária.

Como ficar posicionado organicamente à frente dos portais imobiliários?


Essa é com certeza a maior dúvida dos responsáveis pelos sites das imobiliárias. Por possuem milhares ou até milhões de acessos mensais, os portais imobiliários criam uma concorrência muito complicada de se vencer no ambiente dos resultados orgânicos, especialmente pela vasta quantidade de imóveis disponibilizados no site nas mais diversas regiões.

Portanto, é importante que os sites imobiliários usem de artifícios, como conteúdos de blogs com foco nas dúvidas do público local, de modo a criar autoridade e mostrar o vasto conhecimento sobre a região, criando a possibilidade de aquisição de tráfego orgânico e posicionamento de marca por meio deles. 

Além, é claro, de que por meio dos posts cria-se a oportunidade – com a utilização de CTA (call-to-action) – de levar os visitantes às páginas dos imóveis disponíveis no site. 

E para finalizar: o SEO não trabalha sozinho!

É muito comum que as pessoas esperem que o site por si só traga resultados expressivos de acessos e conversões para o negócio.

Porém, a boa experiência do consumidor e a oportunidade de fechamento de negócios com a sua imobiliária está relacionada a uma imensidão de fatores. Seu site é apenas uma das formas que eles podem interagir com sua empresa.

Portanto, além de um site otimizado, prestar um bom atendimento e oferecer demais diferenciais são fatores imprescindíveis para que o negócio tenha sucesso.

Se você tem interesse em fazer um diagnóstico da sua operação e otimizar demais frentes da sua imobiliária, entre em contato com a CUPOLA!

Botão que direciona o usuário para a página de contato da CUPOLA

Aline Borges
AUTOR (a): Aline Borges

Aline Borges é analista de SEO com experiência em melhorias para o alcance de resultados orgânicos para empresas. Na CUPOLA, atua com foco na otimização de sites de imobiliárias e empreendimentos e, junto a equipe, possui a missão de transformar o mercado imobiliário proporcionando uma melhor relação do consumidor com a vitrine da sua marca: o site.