Em pleno 2022, ano de Copa do Mundo e ainda vejo muitos profissionais achando que redes sociais para corretores de imóveis são perda de tempo. Se essa é a sua opinião, eu tenho certeza de que este conteúdo vai mudar o seu jeito de pensar. Duvida? Então eu convido você a continuar esta leitura comigo!
O primeiro ponto que você precisa saber é que a jornada de compra ou locação imobiliária está cada vez mais digital, o que causa uma falsa ilusão de que o processo está mais rápido. Sim, é falsa, já que quando o cliente tem interesse, ele chega ao profissional muito mais preparado e informado, graças aos meios sociais, mas isso só é possível através de um longo caminho digital.
É pensando em ajudar você a entender este processo digital e como atuar nas redes sociais que montei este conteúdo, no qual você encontrará:
- Estratégias de marketing nas redes sociais para corretores de imóveis
- Quais são as principais redes sociais para o corretor anunciar imóveis?
- O que postar nas redes sociais para corretores de imóveis?
- Vantagens do uso das redes sociais para quem é corretor de imóveis
Boa leitura!
Estratégias de marketing nas redes sociais para corretores de imóveis
Entender o processo de criação de uma estratégia de marketing imobiliário digital é um dos primeiros passos para rentabilizar as plataformas digitais e criar relevância para sua marca.
Um dos primeiros porque, inevitavelmente, o primeiro passo é o entendimento da relevância das redes sociais no seu nicho de negócio. Quando falamos sobre o mercado imobiliário precisamos entender alguns pontos:
- a jornada de compra é longa: do processo de consideração até o fechamento do negócio, o cliente percorre uma longa jornada;
- a pandemia impulsionou o online: muitos serviços convencionais se reinventaram e migraram para plataformas digitais, o que “acostumou” o público à comodidade de resolver problemas pela internet;
- trata-se de uma transação de valor agregado alto: além do custo em reais, o imóvel representa um valor sentimental, seja do primeiro imóvel, do primeiro investimento ou do aumento de patrimônio.
Tudo isso nos leva a perceber o básico na cartilha do corretor: vender imóveis está intimamente ligado à venda de sonhos, possibilidades e experiências. A locação não foge disso, tendo alguns fatores como diferenças, mas a intersecção é ampla.
O que muda — justamente o motivo pelo qual te escrevo — é que boa parte do processo de consideração agora está no online. Blogs informativos, posts institucionais, educacionais e conteúdos de relacionamento são parte importante em uma estratégia de marketing nas redes sociais para corretores de imóveis.
Parta de um princípio nesta estratégia: entenda a sua dinâmica. O processo de desenvolvimento de redes sociais não precisa, nem deve, ser um calvário para você. A naturalidade na gestão é um dos fatores-chave para você ter sucesso com a sua audiência.
Com isso você precisa enumerar alguns pontos e trazer para a sua realidade e disponibilidade:
Frequência de publicações
É essencial que você mantenha uma frequência estável. Não se arrisque à escolha de produzir conteúdos diários se você não conseguirá manter este ritmo. Comece com uma realidade plenamente alcançável e vá aumentando aos poucos, conforme sua familiaridade com as rotinas e produções.
Conheça os formatos de postagens
As plataformas possuem formatos específicos, cada um com sua particularidade, alcance e proposta.
- cards para Instagram, LinkedIn ou Facebook: servem muito bem para expor propriedades disponíveis para comercialização, bem como fotos que ilustram o cotidiano;
- carrosséis de fotos: nessas mesmas plataformas, eles são ideais para conteúdos mais densos, tornando a informação facilmente consumida;
- reels no Instagram, vídeos no Tiktok e Shorts do Youtube: possuem a proposta de gerar interação por humor, familiaridade ou empatia, com um conteúdo mais dinâmico e informal;
- stories do Instagram e do Tiktok: promovem uma interação mais imediata, apresentando conteúdos de cotidiano e rotineiro, ambientando seu seguidor ao seu dia.
Entenda o público e a linguagem
Este ponto é o mais difícil para eu te direcionar, uma vez que seu público é particular, construído com base em como você mantém suas redes e cria seu conteúdo. Em linhas gerais, o ideal é você monitorar constantemente suas plataformas e coletar informações das sessões de insights do produtor, buscando entender quem te segue.
Feito isso você será capaz de criar narrativas e conteúdos que sejam do interesse deste público em particular ou adaptar seu conteúdo para atingir o público que você deseja conversar, ajustando sua listagem de seguidores.
Cada um destes tópicos precisa receber atenção na sua produção de conteúdo e na gestão de redes sociais, permitindo a criação de uma estratégia de marketing realmente assertiva e de forma orgânica.
Quais são as principais redes sociais para o corretor anunciar imóveis?
Antes de mais nada, tome nota: quando digo “anunciar imóveis” não me refiro diretamente à movimentações financeiras, links patrocinados ou gestão de conteúdo aos moldes de um portal ou site, mas sim a expor os imóveis aos seus seguidores.
Com isso em mente, a resposta simples seria: depende. Por isso, vamos destrinchar juntos essa variável para encontrarmos as principais redes sociais para corretores de imóveis.
É inevitável. O Instagram é a quarta rede social mais utilizada atualmente no mundo. Com uma porcentagem altíssima de uso diário, são 51 minutos, em média, na plataforma por dia. Ainda assim, é importante acompanhar algumas tendências no uso da ferramenta atualmente, principalmente sobre as taxas de engajamento.
Desde 2019, a taxa de engajamento em certos formatos caiu consideravelmente, sendo eles os cards estáticos, carrosséis e vídeos (tirando da conta os formatos IGTV e Reels). Essa média caiu praticamente pela metade nos últimos 3 anos.
Contudo, outros formatos vêm ganhando notoriedade, como stories e reels. Por isso, vale a pena criar conteúdo pensando nessa nova realidade.
É a principal rede social do Brasil, com cerca de 165 milhões de contas ativas na plataforma de mensagens e, inevitavelmente, com todo corretor e cliente tendo uma conta. A estratégia pode, sim, ser aplicada ao WhatsApp, considerando sempre que, como essa plataforma oferece um link mais próximo com seus contatos, o conteúdo deve ser muito mais direcionado.
Sinto lhe informar, mas o Facebook não vive seus melhores dias. A taxa de uso cai gradativamente nos últimos anos, perdendo o posto de rede com mais contas ativas no Brasil e estacionando na 4º colocação. Ainda assim, ela conta com dois grandes atrativos: Grupos e MarketPlace.
Youtube
Com cerca de 138 milhões de usuários no Brasil, a plataforma segue em constante expansão, sendo a maior rede social brasileira com possibilidade de veicular anúncios.
A funcionalidade relativamente nova e em constante exposição, o Shorts, promete ser ainda mais ativa no dia a dia do usuário, competindo com os principais tópicos de busca atual: Filmes, Músicas e Conteúdo ao Vivo.
TikTok
A plataforma foi o aplicativo mais baixado em 2021 no Brasil. Esse boom resultou em um público nacional de mais de 73 milhões de usuários. Com um propósito bem definido, praticamente 70% dos usuários têm entre 18 e 34 anos e o algoritmo da plataforma favorece a entrega às pessoas com interesse em temas nichados, resultando em um número expressivo: 35% dos usuários brasileiros compraram produtos ou contrataram serviços que viram no TikTok.
Tudo depende do seu público, certo? Errado. Seu produto pode ter direcionamento para diversos públicos, a variação será na sua narrativa. O Brasil é o terceiro país no mundo com mais usuários da rede no mundo, sendo uma plataforma essencial para você abranger uma maior audiência.
O que postar nas redes sociais para corretores de imóveis?
É muito fácil eu recomendar que você esteja presente em todas as redes sociais de tendência no momento, mas saber o que veicular em cada rede pode ser a chave para seu sucesso.
Um termo que comumente utilizamos para definir os tipos de publicação é “editoria”. A escolha de editorias irá nortear toda a sua produção de conteúdo, desde a narrativa, formatos e imagens. Você pode trabalhar temas gerais, ou editorias, que compreendem assuntos-chave para sua atuação nas redes sociais.
As principais e mais recomendadas editorias na gestão de conteúdo para corretores de imóveis são:
- seus imóveis — claro —, em que você pode abordar tanto seu produto em si quanto características específicas;
- particularidades em negociações;
- facilidades que o imóvel — ou suas características — oferecem;
- conteúdos sobre sua cidade, bairro ou região de atuação, demonstrando sua autoridade local;
- mercado imobiliário, ressaltando a sua experiência no setor;
- atualidades e impactos de mudanças econômicas na sua praça;
- direcionamentos na negociação;
- sobre você, afinal, o seu cliente não está seguindo sua imobiliária, construtora ou incorporadora, mas você, então mostre a ele sua rotina, seus hobbies, seu estilo de negociação e busque, com isso, gerar empatia e simpatia.
Ok, mas até agora só falei sobre as editorias, então o quê postar em cada tipo de formato? Vou montar uma colinha perfeita para você se inspirar. Atenção, vou repetir: para se inspirar.
Ressalto isso justamente pela importância da personalização das redes sociais ao seu estilo. Traga sua identidade e suas particularidades em cada publicação que você fizer, sem fórmula mágica ou templates prontos.
Conteúdo para corretores de imóveis
Confira as dicas para cada tipo de formato:
Stories do Facebook, Instagram e Stories do TikTok
- dê maior atenção para a editoria “sobre você”, trazendo conteúdos sobre sua rotina, falando com sua audiência e permitindo que seus seguidores te conheçam melhor;
- utilize os diversos stickers da ferramenta, proporcionando um link direto entre seu público e você por meio de interação;
- divulgue demais publicações em outros formatos, como um vídeo novo no feed do TikTok ou uma nova publicação no Facebook.
Importante: não sature sua audiência. Nos stories do Instagram, a melhor taxa de retenção é de até 5 stories diários;
Dicas: fotos e vídeos de paisagens ou vista dos imóveis, participações em eventos ou treinamentos, compartilhamento de publicações, caixas de pergunta ou testes e pesquisas de opinião.
Reels do Instagram, vídeos do Tiktok e Shorts do Youtube
- aposte na simpatia, envolvimento com o público e descontração. Todos os tipos de conteúdos podem ser abordados neste formato, mas com adaptação de linguagem;
- utilize as ferramentas de locução automática se não quiser falar ou aparecer nos vídeos.
Importante: se for acompanhar as famosas “trends” faça isso no timing certo. Usar áudios, vídeos ou roteiros virais é uma excelente forma de aumentar seu alcance, mas fazer de forma atrasada pode fazer o tiro sair pela culatra.
Dicas: Foque nas trends, veja áudios ou vídeos muito frequentes na plataforma, acompanhe produtores de conteúdo de outros segmentos e faça o máximo possível para não fazer exatamente igual, apenas se inspirar, principalmente caso ainda não tenha “viralizado”, use o formato para fazer tour curtos e resumidos em imóveis.
Cards e Carrosséis no Facebook, Instagram e LinkedIn
- traga conteúdos densos e informativos ou produções em que você precise fazer mais uso de palavras do que imagens;
- alterne texto e imagem para deixar o conteúdo informativo mais leve.
Importante: Apesar de serem os formatos com menor taxa de engajamento, como comentei, eles possuem um alcance segmentado e importante para você atingir todos os públicos.
Dicas: Fotos de imóveis, dicas de negociação, informações sobre o mercado imobiliário e análises sobre imóveis, lançamentos ou materiais utilizados na obra. No Facebook, participe de grupos do segmento.
Vídeos no Youtube e Facebook e no Instagram
Apresente ao seu público conteúdos com maior planejamento, esforço e investimento para produção do conteúdo;
Importante: qualidade é essencial para este formato. Vídeos em formato de Reels tem uma proposta mais informal, já vídeos neste formato tendem a pedir uma atenção maior em roteiro, imagem, iluminação e áudio.
Dicas: tour completo em imóveis, análise de mercado e indicadores, reviews sobre bairros ou condomínios, sua jornada profissional.
Vantagens do uso das redes sociais para quem é corretor de imóveis
Dar atenção às redes sociais é um passo importante para qualquer profissional que visa buscar clientes online, seja comerciante ou prestador de serviços.
Como vimos, no mercado imobiliário não é diferente. Pelo contrário, é uma das principais alternativas de gerar visibilidade e autoridade entre clientes e potenciais clientes. Se, depois de todo o conteúdo que apresentei para você, ainda não se convenceu, vou listar algumas vantagens mais claras e diretas no uso de redes sociais para corretores de imóveis.
Exposição
Com uma boa gestão de redes sociais você consegue atingir um alto público de forma segmentada, ou seja: pessoas que se interessam pelo tópico que você apresenta. Com isso, é possível reduzir à zero seu investimento em mídia paga ou mídia offline.
Consolidação
A negociação de imóveis depende, muito, da experiência. Muitas das vezes os leads que você recebe da imobiliária vêm pelo produto e caem no seu colo. Receber leads por conta do seu trabalho depende de expor as qualidades do seu papel na negociação. Isso você consegue com a exposição de conteúdos de qualidade.
Entendimento
Com as redes sociais e seu monitoramento você se torna capaz de entender o funcionamento da praça, como seus clientes se comportam, o que mais consomem e que tipo de assuntos mais chamam a atenção.
Fidelização
Redes sociais são baseadas no relacionamento, o que se aproxima muito de uma das boas práticas do pós-venda. Seguir e engajar-se com seus clientes é uma ótima forma de se manter presente na sua lembrança.
Expansão
Você pode iniciar nas redes sociais como especialista em uma praça, cidade ou tipo de produto e, conforme expande sua relevância e conhecimento nas redes sociais, é extremamente possível e viável que passe a atuar de forma mais ampla, alinhando-se com a demanda solicitada pelo seu público.
Estas são apenas algumas das vantagens que você tem ao gerir com sucesso suas redes sociais de forma nichada, profissional e com qualidade dentro do mercado imobiliário. Lembre-se: sua concorrência será alta, mas muitos podem abandonar a jornada no meio do caminho, mantenha-se firme e confie no seu potencial.
Lembre-se de continuar acompanhando o blog da CUPOLA e, aqui, deixo uma segunda recomendação, caso ainda não conheça: o Imobi Report, um portal de notícias nichado no mercado imobiliário e que pode ser uma das suas principais fontes de referência e inspiração para a criação de conteúdos institucionais ou informativos. Obrigado pelo seu tempo em ler até aqui.