Blog imobiliário: aprenda como construir o seu

Blog imobiliário: aprenda como construir o seu
Júlia Benatti
AUTOR (a): Júlia Benatti

Quando eu comento com pessoas de fora do Marketing que trabalho com a criação de blogs imobiliários, é comum que me perguntem: “Alguém ainda lê blog?”. Isso porque, para muitos, a visão de blog ainda é aquela no comecinho da internet, um diário virtual.

Na verdade, aqui estamos falando sobre uma forte estratégia de geração de tráfego orgânico, melhoria do alcance da marca e geração de leads. Portanto, se você ainda não tem um blog no site da sua imobiliária, continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o tema!

Neste artigo, você encontrará:

  1. Qual a diferença entre blog e site
  2. Como criar um blog imobiliário?
  3. Quais as vantagens de um blog imobiliário

Qual a diferença entre blog e site?

A diferença entre um blog e um site está principalmente no formato e no propósito do conteúdo que eles apresentam.

Os sites imobiliários, por exemplo, servem como uma vitrine para o público, apresentando seus serviços oferecidos, informações importantes sobre a sua marca e, claro, oferecendo ao visitante a possibilidade de conversão: sua carteira de imóveis e o caminho para um lead se cadastrar e receber mais informações.

Por sua vez, a finalidade do blog imobiliário é oferecer conteúdo informativo, não apenas sobre seus produtos e serviços, mas sobre todo um nicho de atuação. Esse conteúdo, quando feito de forma estratégica, pode quebrar as objeções de conversão do cliente, facilitando o processo de compra, e aumentar a autoridade da sua marca.

Como criar um blog imobiliário?

Pronto para começar? Aqui estão os passos a serem seguidos para criar o seu blog imobiliário:

1. Defina seus objetivos

Não adianta apenas conseguir um espaço no seu site e começar a escrever. Para que seu blog imobiliário tenha resultados consistentes e traga os benefícios que apresentei acima, é preciso saber exatamente onde você quer chegar.

Existem alguns objetivos comuns à maioria dos blogs e você deve calibrar suas ações para atender às suas prioridades, que podem ser:

  • aumentar o reconhecimento de marca;
  • educar o público;
  • fortalecer o relacionamento entre marca e público;
  • oferecer soluções;
  • aumentar a base de leads;
  • gerar conversão.

Lembre-se que só é possível saber se você está ou não chegando perto de seus objetivos se você acompanhar as métricas, conforme veremos à frente.

2. Trace uma estratégia

Com os objetivos em mente, é hora de definir quais caminhos serão percorridos para chegar até lá. É nesse momento que você definirá:

  • frequência de postagem;
  • palavras-chave a serem trabalhadas;
  • pauta dos textos;
  • KPIs analisados;
  • métricas envolvidas.

Tudo isso só será possível se você tiver bem claro qual é o posicionamento da sua marca. Portanto, o passo anterior a criar um blog é construir sua estratégia de marketing imobiliário, já que o blog é apenas uma parte dentro dela.

Assim, você deverá alinhar toda a comunicação do blog à persona, tom de voz, e posicionamento de marca.

3. Escolha o domínio

Domínio, em poucas palavras, é o que vem depois do “WWW.” e antes do “.com”, ou seja, o nome do seu site. Geralmente, o domínio carrega o nome da marca ou uma variação dessa.

O ideal é que seu domínio seja:

  • fácil de memorizar e escrever;
  • sem números ou caracteres especiais;

Depois de definir, é necessário verificar se o domínio já está em utilização e, se não estiver, registrar no nome de sua empresa

Para quem já tem um site pronto, o blog será um subdomínio, ou seja, estará dentro da hierarquia principal do site. Agora, quem ainda não tem um site imobiliário para chamar de seu, pode contar com a equipe de criação da CUPOLA clicando aqui!

4. Defina a plataforma de criação e hospedagem

O CMS (Content Management System) é a estrutura por trás de um site, é a área de bastidores onde toda a mágica acontece! Sem o CMS, o site seria apenas uma página sem funcionalidades, links, navegação e interação.

Já a hospedagem é o que garante que seu site esteja online, ou seja, vinculado à internet. Existem diversos fornecedores de hospedagem, lembre-se de escolher algum que tenha um bom serviço de suporte ao usuário, pois ele sempre poderá ser necessário!

Após isso, será feita a instalação do site. Novamente, o ideal é contar com profissionais especializados, evitando erros na programação do blog!

5. Produza conteúdo otimizado para SEO

Com seu blog no ar e sua estratégia de conteúdo bem definida, é hora de colocar a mão na massa e começar a escrever. Rascunhe suas ideias, pesquise fontes confiáveis e busque responder as principais dúvidas que o leitor pode ter sobre o tema.

Para ter melhores resultados, é preciso otimizar o seu texto para os buscadores. Em outras palavras, escrever com as técnicas de SEO. Como esse é um tema rico em informações específicas, preparamos um guia de SEO para imobiliárias, que você pode acessar aqui em nosso blog!

6. Acompanhe as métricas

Lembra da importância de acompanhar as métricas? Só assim você saberá, de verdade, se seu conteúdo está performando e funcionando corretamente de acordo com seus objetivos e sua estratégia.

As principais métricas que você deve acompanhar no seu blog imobiliário são:

  • Sessões, Usuários recorrentes e Novos Usuários;
  • Posicionamento de palavras-chave estratégicas,
  • Número de conversões provenientes de origem orgânica; 
  • Tempo médio de carregamento das páginas. 

Aqui na CUPOLA, acompanhamos todas essas métricas e também pensamos em algumas específicas para cada negócio. E, para isso, utilizamos um dashboard, que concentra dados de diferentes fontes de uma forma visual e intuitiva.

7. Revise, atualize e reotimize

Não pense que o trabalho acaba ao postar seus conteúdos originais! Manter seus posts com informações atualizadas é fundamental para que eles continuem tendo relevância ao longo do tempo.

Para isso, fique de olho nas métricas de tráfego orgânico que cada um dos posts apresenta com o tempo. Para vários casos, melhorar a escaneabilidade do texto já é suficiente, adicionando imagens, transformando grandes parágrafos em tópicos e melhorando os títulos e subtítulos.

Em outros casos, pode ser uma boa ideia verificar se a palavra-chave principal ainda está trazendo tráfego, ou se é hora de fazer uma grande mudança no texto e alterar para uma palavra-chave com melhor performance.

Quais as vantagens de um blog imobiliário

Você já aprendeu, na prática, como criar um blog imobiliário. Contudo, não é raro encontrar pessoas que não entendem o verdadeiro potencial de investir nessa área. Por isso, listei as principais vantagens de ter um blog no site da sua imobiliária:

Aumento de autoridade da marca

Uma vez que você cria seu blog imobiliário e começa a gerar conteúdo de qualidade para o público, ele passa a entender que você tem as respostas para suas dúvidas e, da próxima vez que uma dúvida surgir, pensará na sua marca para saná-las. 

Isso vale também para as ferramentas buscadoras. Se seu conteúdo é original, feito de pessoas para pessoas, escrito por especialistas e realmente responde as dúvidas do público, o Google também vai entender que seu blog é uma autoridade no assunto, melhorando seu ranqueamento.

Geração de tráfego orgânico

Você sabe o quanto as imobiliárias chegam a investir em Google Ads para ficar nas primeiras posições do buscador? Trabalhando o SEO no seu blog imobiliário, é possível alcançar a primeira página com um investimento financeiro menor.

Além disso, diferentemente do tráfego pago, os resultados na estratégia orgânica são colhidos a médio e longo prazo.

Possibilidade de conversão

Ao criar conteúdo de valor, original e que ajude seu público, como consequência, você estará guiando possíveis consumidores da sua marca através do funil de vendas.

Se quiser fazer isso, terá que criar uma estratégia de blog focada oferecer conteúdos para todas as fases do funil, sendo elas:

ilustração representando um funil de vendas, com o texto "1 aprendizado e descoberta" "2 reconhecimento do problema" "3 consideração da solução" e "4 decisão de compra"
  • aprendizado e descoberta: o leitor percebe que tem uma necessidade a ser atendida e tenta saber mais sobre ela;
  • reconhecimento do problema: o leitor descobre qual é essa necessidade;
  • consideração da solução: o leitor procura formas de atender sua necessidade, considerando as diversas soluções disponíveis;
  • decisão de compra: o leitor reconhece a solução que sua empresa oferece e está se decidindo em adotá-la ou não.

Portanto, não adianta apenas escrever textos de blog sobre sua marca e lançamentos, é preciso tirar as dúvidas dos leitores em todas as etapas do funil!

Geração de receita

Sim, é possível obter receita utilizando o seu blog imobiliário. Isso é possível, entre outras formas, por meio da venda de espaços publicitários. Ou seja, oferecer um espaço reservado no seu blog para que outra empresa adicione um display de anúncio.

É importante prestar atenção se a marca anunciada comunica com o seu público e se ela está de acordo com o direcionamento e valores da sua marca.

Conte com a ajuda de profissionais

Lendo este artigo, você entendeu a importância de ter e manter um blog imobiliário em seu site. Contudo, sejamos sinceros: a grande maioria das imobiliárias não tem tempo ou pessoas especializadas na equipe para produzir conteúdo de blog com frequência.

Por isso, trabalhar em conjunto com uma agência de Marketing Imobiliário costuma ser a melhor forma de garantir a frequência de publicações sem perder a qualidade do conteúdo.

Aqui na CUPOLA, temos uma equipe de profissionais especializados na criação de sites, blogs e conteúdos voltados para SEO, de forma que seu blog possa ser encontrado pelo público. Quer saber como podemos trabalhar juntos? Entre em contato e vamos conversar!

foto de quatro mulheres em preto e branco com o texto sobreposto "torne-se um cliente CUPOLA - faça parte da transformação do mercado imobiliário"
Júlia Benatti
AUTOR (a): Júlia Benatti

Júlia Benatti é formada em Publicidade e Propaganda e atua na CUPOLA com a criação de sites e blogs otimizados para mecanismos de buscas (SEO), aumentando a autoridade digital de imobiliárias, construtoras e incorporadoras.