Gestão Imobiliária 23 jan 2023

CRM Imobiliário: O Que Você Precisa Saber Antes de Contratar Um

CRM Imobiliário: O Que Você Precisa Saber Antes de Contratar Um
Alice Borges
AUTOR (a): Alice Borges

Em um mercado tão competitivo como o imobiliário, poder contar com as ferramentas certas é o segredo para uma operação organizada, lucrativa e eficiente. Nesse cenário, o CRM imobiliário surge como resposta a uma demanda crescente de automatização e integração das imobiliárias e incorporadoras. Mas, na prática, como isso funciona?

Se você quer entender mais sobre como esse software pode ajudar a melhorar seus resultados, este conteúdo é ideal para você! Aqui, você encontrará:

  1. O que é um CRM imobiliário?
  2. Por que sua imobiliária ou incorporadora deve usar um CRM imobiliário?
  3. Como escolher o melhor CRM?
  4. Qual a melhor maneira de configurar o CRM?
  5. Quais as integrações possíveis com um CRM imobiliário?

Ficou interessado? Então continue a leitura!

O que é um CRM imobiliário?

O CRM é o principal software de um time comercial. A sigla CRM é usada para abreviar “Customer Relationship Management”, que, em português, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Como o próprio nome do software já diz, trata-se de uma tecnologia utilizada para gerenciar o relacionamento com os clientes e, além disso, também é usada para trazer foco à gestão de produtos e serviços.

Dentro do ecossistema imobiliário, a metodologia e utilização de um CRM tem o intuito de gerenciar a carteira de imóveis — da captação à conclusão de uma venda ou locação — e o relacionamento com clientes, considerando o início do contato do lead imobiliário até o momento do fechamento do contrato, podendo permanecer até o pós-venda.

É no CRM que se concentram todas as informações dos imóveis, como:

  1. características gerais do imóvel;
  2. particularidades da documentação;
  3. status de disponibilidade;
  4. dados dos proprietários.

Dessa forma, o CRM imobiliário é o responsável por enviar e atualizar os imóveis para o site e portais imobiliários integrados.

Na gestão dos clientes, o CRM tem o objetivo mapear a jornada dos leads, com o entendimento efetivo das etapas de atendimento dos clientes e classificação das negociações da imobiliária, ou seja, identificar negociações ativas, negociações perdidas e negociações ganhas.

Por que sua imobiliária ou incorporadora deve usar um CRM imobiliário?

Aplicando um processo comercial alinhado ao CRM, é possível garantir que todos os interessados sejam efetivamente atendidos e que exista um acompanhamento dos gestores, praticamente em tempo real, das negociações da imobiliária ou da incorporadora.

Na gestão de imóveis, o CRM proporciona um sistema de referência nas métricas dos próprios imóveis, que podem ser exploradas como base para avaliação e ajudar na tomada de decisões importantes ao longo de toda a estratégia de captação das imobiliárias.

O uso adequado do CRM permite que a imobiliária ou incorporadora tenha condições de realizar a mensuração do investimento de marketing imobiliário e a performance do time comercial e, com isso, possa criarestratégias específicas para as suas operações.

Como escolher o melhor CRM?

Há diversos CRMs imobiliários disponíveis no mercado e, por isso, é fundamental realizar uma vasta pesquisa antes de contratar um para a sua empresa. Alguns pontos positivos que você pode observar são:

  1. o sistema está presente em eventos do mercado imobiliário;
  2. a empresa produz conteúdos relevantes para sua área;
  3. o produto está em constante melhoria e desenvolvimento;
  4. as funcionalidades são intuitivas para sua equipe;
  5. o CRM oferece um bom suporte para o uso;
  6. é possível integrar com as ferramentas que você já usa;
  7. o CRM facilita a extração de relatórios com os dados dos imóveis, leads, clientes, funis e etc., para a geração de análises ou integração com soluções de Business Intelligence por API.

Com as opções mapeadas, é necessário ter dedicação para conhecer a fundo as funcionalidades dos softwares, entender o perfil dos clientes do CRM e ter clareza de como seria a inserção do sistema no seu processo comercial. Além disso, eu sempre recomendo um benchmarking com uma empresa de porte similar a sua e que tenha o software implantado.

Não existe um sistema perfeito! Por conta disso, o seu verdadeiro desafio deve ser encontrar um que melhor se adequa à sua operação, tanto a curto quanto a longo prazo.

A sua escolha sempre deve ser pensada considerando que o software precisa ser bom para empresa no momento atual e com uma projeção mínima de 3 a 5 anos, já que não é positivo ficar trocando de software constantemente, principalmente pelos históricos perdidos, curva de aprendizado da equipe ao novo sistema e investimento de tempo e dinheiro. 

Algo positivo é que os softwares contam normalmente com opções de planos de contratação, que levam em consideração o tamanho da imobiliária e os seus recursos disponíveis.

Nesse sentido, corretores autônomos, imobiliárias pequenas e médias conseguem contratar sistemas já competitivos nos planos iniciais, com um investimento adequado à sua empresa e, quando necessário, realizar upgrade de planos. 

Qual a melhor maneira de configurar o CRM?

Apesar de terem muitas funcionalidades em comum, as empresas de software possuem suas particularidades. Algumas configurações já são previstas para todos os softwares, como a integração com os portais imobiliários e com o site da sua empresa. Contudo, há muitas configurações e personalizações específicas de cada empresa de CRM imobiliário, como oferecer a possibilidade de personalizar as etapas de atendimento.

A recomendação é se dedicar à implantação do sistema, entendendo todas as configurações iniciais com a empresa escolhida e conhecer a fundo tudo o que o seu CRM oferece. A partir disso, tendo em mãos o processo comercial mapeado, você poderá realizar as personalizações viáveis, de forma que faça sentido para a operação.

Quais as integrações possíveis com um CRM imobiliário?

Os melhores CRMs estão preparados para trabalhar com integração, permitindo a exportação e a importação de dados. O ideal é ter um CRM com API disponível! Isto é, um sistema que tenha abertura para integrar com qualquer outro sistema.

De qualquer maneira, os CRMs vão oferecer algumas integrações nativas, que já são prontas para serem configuradas. A mais básica é a de imóveis com o site da imobiliária ou incorporadora. Há CRMs que também ofertam a plataforma do site, mas é interessante que ele também permita que a empresa trabalhe com um site imobiliário próprio. Na sequência temos a integração dos imóveis com os principais portais imobiliários do Brasil, com que praticamente todas as empresas de software já possuem integração.

Quando falamos de integração de clientes, é estratégico ter com os formulários de site, portais imobiliários, Meta Ads e com plataformas de atendimento de WhatsApp, chat e com plataformas de Marketing Digital, como o RD Station. Em algumas situações a integração pode acontecer a partir de um integrador, como por exemplo, com a ajuda do Zapier e ConectaLead.

Se é uma imobiliária que trabalha com locação, também é interessante observar a integração com o sistema de administração de locação, além de soluções de vistoria, de aprovação de crédito, de seguros imobiliários e de assinatura digital.

Como você pode perceber, ter um CRM imobiliário ajudará você a desenvolver um melhor relacionamento com seus clientes, automatizar processos, economizar tempo e esforço da sua equipe e, ainda por cima, evitar ruídos durante a jornada do seu cliente.

Se você precisar de um acompanhamento mais próximo para entender qual o melhor caminho para o sua imobiliária no que diz respeito ao CRM, aqui na CUPOLA, estamos prontos para ajudar você a deslanchar seus resultados e tornar sua operação mais produtiva. Entre em contato com a gente!

Alice Borges
AUTOR (a): Alice Borges

Alice Borges é Especialista em Sistemas Essenciais para imobiliárias e incorporadoras e é sócia e Consultora da CUPOLA. Além disso, atua como coordenadora da imobiliária-laboratório CUPOLAB Aluguel.