Características simbólicas, histórias, tradições e associações culturais são fatores que foram usados para selecionar os ícones que representam as profissões. No caso do símbolo do corretor de imóveis, o colibri foi selecionado por apresentar semelhanças relacionadas ao papel transformador deste profissional no mercado imobiliário, além da sua habilidade de conectar diferentes ecossistemas.
Preparei este artigo para que você possa entender mais sobre a história dessa escolha e todos os significados relacionados a este símbolo que representa um dos principais pilares do mercado imobiliário, o corretor de imóveis.
Aqui, você encontrará:
- Qual é o símbolo do corretor de imóveis?
- História do símbolo do corretor de imóveis
- Por que o colibri é o símbolo do corretor de imóveis?
Qual é o símbolo do corretor de imóveis?
O símbolo do corretor de imóveis é o colibri, um gênero de beija-flor presente na América Central e do Sul. A ave, responsável pela polinização de flores, possui um papel fundamental para a reprodução de uma variedade de plantas.
O colibri foi selecionado como o símbolo da profissão por conta da similaridade das suas funções com a de corretores.
História do símbolo do corretor de imóveis
O colibri foi aprovado, em 1981, como o símbolo do corretor de imóveis pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci). A aprovação do símbolo foi unânime e ocorreu durante a XVII Sessão Plenária do COFECI, em Porto Alegre.
Segundo a resolução COFECI nº 126/81, o Colibri deve ser lembrado em medalhas, faixas, logotipos e em comemorações do dia do Corretor, em 27 de agosto.
Por que o colibri é o símbolo do corretor de imóveis?
O colibri foi selecionado como o símbolo do corretor de imóveis por conta das similaridades entre o papel desempenhado por esse profissional e o beija-flor.
Segundo a resolução COFECI nº 126/81, o colibri é o pássaro que mais se assemelha, na sua luta pela sobrevivência, ao corretor de imóveis.
Além disso, o colibri é considerado uma espécie de intermediário, assim como o corretor de imóveis. Esta ave está sempre em busca de flores para realizar a sua função como polinizador.
A ação se assemelha a dos corretores de imóveis, que tem como parte da sua função a busca por novos imóveis. O corretor também atua como agente intermediário na captação de imóveis, assim como na compra, venda e locação.
Já os colibris transferem o néctar de uma planta para outra, conectando diferentes ecossistemas.
Como formar corretores de imóveis capacitados no mercado?
Para que o corretor consiga atuar como um agente transformador do mercado imobiliário, é preciso adquirir um conjunto de habilidades. Além de técnicas de vendas, os profissionais do setor imobiliário precisam criar boas relações.
Criar conexões através da comunicação é essencial para que este profissional consiga entender quais são as necessidades de cada cliente. Somente dessa forma o corretor conseguirá desempenhar a sua função na busca por um novo lar.
Uma das iniciativas da CUPOLA para transformar o mercado imobiliário é fomentar o conhecimento sobre comunicação não-violenta. Essa abordagem é essencial para a formação de profissionais que conseguem expressar as suas ideias no ambiente de trabalho e ouvem ativamente seus clientes.
Acesse o artigo no blog da CUPOLA e entenda quais são todas as características deste tipo de comunicação.