Google Analytics Universal e GA4: tudo que você precisa saber sobre a mudança

Google Analytics Universal e GA4: tudo que você precisa saber sobre a mudança
Janile Ramos
AUTOR (a): Janile Ramos

O GA4 é a versão mais recente do Google Analytics, ferramenta fundamental para o Marketing Digital, que oferece recursos avançados de análise de dados e insights para empresas de todos os setores, incluindo imobiliárias.

Com o GA4, as imobiliárias podem acompanhar de perto o comportamento dos usuários em seus sites, identificar pontos de atrito e oportunidades de otimização, além de entender melhor o desempenho de campanhas de marketing e o impacto delas nas conversões.

Quer entender mais sobre essa ferramenta e descobrir como colocá-la em ação? Continue a leitura deste texto porque eu trouxe tudo o que você precisa saber sobre o GA4 e a mudança do Google Analytics.

Aqui você encontrará:

  1. Qual a importância dos dados para sua imobiliária?
  2. O que é o Google Analytics Universal?
  3. Por que você precisa migrar para o GA4?
  4. GA Universal x GA4: quais as diferenças?
  5. O que você deve fazer para mudar para o Google Analytics 4 (GA4)?

Qual a importância dos dados para sua imobiliária?

Utilizá-los no dia a dia é um grande diferencial para sua imobiliária, e quando falamos em Google Analytics, estamos falando de um universo de informações capaz de direcionar melhores decisões com relação ao marketing digital imobiliário, baseadas no perfil e histórico de navegação de usuários no seu site. 

Dados são o novo petróleo. Com certeza você já ouviu essa frase em algum momento nos últimos anos. A verdade é que, com os avanços tecnológicos dos últimos tempos, houve um aumento exponencial na geração de dados. Eles estão por toda parte e cada vez mais falamos em tomada de decisão orientada por dados.

O que é o Google Analytics Universal?

O Google Analytics Universal é uma ferramenta de acompanhamento de tráfego para sites e apps disponível no mercado desde 2005, e que é hoje a principal ferramenta do segmento utilizada no mundo.

Com ela é possível acompanhar volume e histórico de navegações no site, além de apresentar relatórios completos com dados demográficos e de tecnologia, que permitem analisar o perfil dos usuários, seus interesses e as tecnologias utilizadas no acesso ao site.

Com base no cruzamento desses dados, é possível ajustar estratégias de marketing digital, melhorando a experiência do usuário e acompanhar o desempenho do seu site imobiliário ao longo do tempo.

Em conjunto com o Google Ads, por exemplo, é possível criar públicos específicos, assim como objetivos de conversão no site, e utilizá-los nas campanhas para otimizar o investimento e aumentar os resultados de campanhas de mídia digital.

Por que ele está mudando para uma nova versão: o Google Analytics 4 (GA4)

A adequação das plataformas de mídia às leis de proteção de dados, como a LGPD, foi um dos motivos para a mudança, já que na nova versão do Google Analytics, o GA4, é possível ter insights sobre os usuários sem violação de privacidade.

Outro ponto que motivou a mudança foi a possibilidade de acompanhamento de dados de sites e aplicativos, já que com o GA4 é possível acompanhar esses dados tanto de forma separada como unificada, centralizando os dados das duas plataformas e permitindo uma análise mais completa do perfil dos usuários e seus comportamentos.

Ou seja, com o GA4 é possível ter uma visão completa e ainda mais detalhada da jornada do cliente tanto no seu site quanto no seu aplicativo.

Por que você precisa migrar para o GA4: entenda o que acontecerá com o Google Analytics Universal

O Google Analytics Universal está com os dias contados. Em 1º de julho de 2023, essa versão deixará de coletar novos dados de navegação, permanecendo apenas com o histórico de dados processados até o mês anterior. Ou seja, para continuar acompanhando os dados processados do seu site, a migração para o GA4 é inevitável

Se você acessou a sua conta do Google Analytics nas últimas semanas, deve ter se deparado com uma notificação persistente, alertando sobre a migração e os prazos para que ela seja concluída.

GA Universal x GA4: quais as diferenças?

Segundo o próprio Google, o GA4 é a próxima geração do Analytics, e a sua principal diferença com relação a versão do GA Universal é a coleta de dados que passa a ser feita por eventos. Na tabela abaixo você pode conferir as principais diferenças entre as duas versões do Analytics.

Tabela que aponta as diferenças entre o Google Analytics Universal e o GA4. Dentre elas estão: 
Coleta de dados, Sessões, Usuários, Conversões, Eventos, Visualizações de página, Visualizações de página única e taxa de rejeição

O que você deve fazer para mudar para o Google Analytics 4 (GA4)?

Para mudar o Google Analytics Universal para o GA4 temos pelo menos 4 passos importantes que devem ser seguidos para garantir a correta coleta dos dados na nova propriedade.

1. Criar uma propriedade para o GA4

Na estrutura de conta do Google Analytics, temos um nível de acesso chamado de Propriedade, que é onde indicamos qual site será acompanhado, ou seja, cada propriedade está diretamente associada a um ID exclusivo de monitoramento do site. Esse processo é realizado na opção “Administrador” e possui outras 4 etapas de configuração:

  1. Criação da propriedade: onde é indicado o nome da propriedade, região e fuso horário. 
  2. Detalhes comerciais: onde é indicado qual o setor de atuação do negócio e porte da empresa.
  3. Objetivos de negócios: onde serão definidos os tipos de relatórios que o GA4 irá apresentar nos painéis da propriedade. Essa etapa é bem importante já que os tipos de relatórios que serão disponibilizados dependem dos objetivos de negócios indicados. Depois de selecionados os objetivos do site e que a propriedade é criada, os objetivos não podem ser alterados.
  4. Coleta de dados: nesta etapa é onde deve ser indicado se a coleta de dados será feita em um website ou aplicativo.

2. Instalar o código de monitoramento

Após selecionar a opção website na coleta de dados, será gerado um código de monitoramento exclusivo dessa propriedade. Ele pode ser inserido em todas as páginas do site por meio de outra ferramenta chamada Google Tag Manager.

Porém, se você já possui um código do Google Analytics Universal inserido no seu site, é possível apenas vincular o novo código com aquele já presente no site e a partir dele iniciar a coleta de dados na nova propriedade de GA4. 

Para seguir com a opção de vinculação dos códigos, você deve utilizar um código indicado como ID da Métrica, que é apresentado após a criação da propriedade de GA4. Com esse código em mãos, retorne para a propriedade do Google Analytics Universal que contém o código já instalado em seu site e procure pela opção “Informações de acompanhamento” e em seguida “Código de Acompanhamento”.

Na tela exibida, busque a opção “Tag do site conectadas”, insira o código referente ao ID da Métrica do GA4, nomeie a tag e depois clique em conectar. Pronto, a sua coleta de dados do GA4 já está configurada, agora é só aguardar até que os dados comecem a ser processados.

3. Integrar com o Google Ads

Com a coleta de dados do GA4 configurada, é hora de integrar a nova propriedade com o Google Ads. Para isso:

  1. acesse o painel “Administrador”;
  2. selecione a propriedade do GA4;
  3. busque pela opção “Vinculação de Produtos”;
  4. acesse a opção “Vinculação do Google Ads”;
  5. busque pela conta de Google Ads que deseja vincular e siga as indicações que serão apresentadas na tela. 

4. Configurar as conversões

Agora que a propriedade está configurada e devidamente integrada com o Google Ads, é hora de configurar as conversões do site. Nesta etapa é importante ter clareza do objetivo do seu site já que as conversões servem para mensurar se esse objetivo está sendo alcançado pelos usuários.

No caso de sites imobiliários, por exemplo, um dos principais objetivos é a geração de leads. É importante mapear todos os canais disponíveis em que o usuário possa solicitar um contato de forma digital, como por exemplo formulários, chat e botões de Whatsapp.

Feito esse mapeamento, você deve configurar eventos que indiquem a conclusão de cada uma dessas ações no site. Para isso, será necessário utilizar o Google Tag Manager (GTM), que deve estar instalado no seu site. Depois de configurar os eventos no GTM, eles serão enviados para a propriedade do GA4, onde serão exibidos no relatório de eventos. 

Os relatórios do Google Analytics são fechados à meia noite do fuso horário indicado na propriedade, então somente após o fechamento é que os eventos configurados serão exibidos no relatório de eventos. Assim que os eventos estiverem disponíveis no relatório, será possível indicar quais deles deseja que também sejam considerados como conversões.

Somente após essa indicação é que os eventos selecionados passam a contabilizar também como conversões na propriedade. Portanto, é importante que todos os passos sejam realizados para garantir que as conversões estejam sendo contabilizadas corretamente.

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Janile Ramos
AUTOR (a): Janile Ramos

Janile Ramos é jornalista por formação e atua há mais de 6 anos como especialista em inteligência de dados na CUPOLA.