Num mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, é importante se manter atualizado e focar no crescimento sustentável do negócio. Uma forma eficaz de acompanhar esse crescimento é realizando a gestão de indicadores, olhando para os dados imobiliários, que funcionam como um termômetro na operação.
Neste artigo você poderá ler mais sobre:
- O que são indicadores imobiliários?
- Qual a importância da gestão de indicadores?
- Como monitorar indicadores de vendas de imóveis?
O que são indicadores imobiliários?
Os indicadores imobiliários têm a função de mostrar a realidade da imobiliária, apontando e expressando resultados que podem ser traduzidos em forças e fraquezas.
Qual a importância da gestão de indicadores?
A gestão de indicadores permite mensurar os resultados e entender quais as melhores práticas a serem adotadas na operação para atingir resultados satisfatórios.
Esse processo também é importante para estabelecer metas de eficiência operacional, promovendo melhorias no processo e possibilitando a priorização dos esforços e investimentos.
Quais são os principais indicadores de gestão para o mercado imobiliário?
1. Indicadores Comerciais
- Taxa de Conversão de Lead em Propostas: Permite visualizar quantos leads estão recebendo propostas.
- Taxa de Conversão de Propostas em Vendas: Mostra quantas propostas se transformam efetivamente em vendas, contribuindo para a lucratividade.
- Média de Propostas e Vendas por Corretor: Avalia o desempenho geral e individual dos corretores, permitindo identificar oportunidades de melhoria e reconhecer bons desempenhos.
2. Indicadores Financeiros
- CAC (Custo de Aquisição de Cliente): Esse indicador mostra o valor investido pela imobiliária para conquistar um novo cliente, sendo essencial para avaliar a eficácia das estratégias de aquisição e garantir que os investimentos sejam otimizados;
- CCC (Custo da Cadeira do Corretor): Essencial para determinar a contribuição necessária de cada corretor para atingir a lucratividade esperada na operação de vendas;
- Ticket Médio dos Fechamentos: Avalia o valor médio de vendas por cliente, permitindo acompanhar se o sucesso da operação está na quantidade de vendas ou no valor dos imóveis vendidos.
Como monitorar indicadores de vendas de imóveis?
Além de monitorar os indicadores individuais, é importante se inspirar nas melhores práticas do mercado e buscar comparativos para entender seu desempenho em relação ao que é praticado por outras imobiliárias.
Com a gestão de indicadores, você não visualiza apenas a sua realidade, mas também a efetividade das ações tomadas para melhorar a operação. O acompanhamento de indicadores é um processo contínuo que traz aprendizado ao longo do tempo. Um passo de cada vez garante que você dominará o processo de gestão, adapta na sua rotina e visualiza mensalmente os resultados das suas ações.
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