Gestão Imobiliária 12 jun 2024

Gestão de Indicadores: Como medir e melhorar o desempenho das vendas de imóveis

Gestão de Indicadores: Como medir e melhorar o desempenho das vendas de imóveis
Mateus Almeida
AUTOR (a): Mateus Almeida

Num mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, é importante se manter atualizado e focar no crescimento sustentável do negócio. Uma forma eficaz de acompanhar esse crescimento é realizando a gestão de indicadores, olhando para os dados imobiliários, que funcionam como um termômetro na operação.

Neste artigo você poderá ler mais sobre: 

O que são indicadores imobiliários?

Os indicadores imobiliários têm a função de mostrar a realidade da imobiliária, apontando e expressando resultados que podem ser traduzidos em forças e fraquezas.

Qual a importância da gestão de indicadores?

A gestão de indicadores  permite mensurar os resultados e entender quais as melhores práticas a serem adotadas na operação para atingir resultados satisfatórios.

Esse processo também é importante para estabelecer metas de eficiência operacional, promovendo melhorias no processo e possibilitando a priorização dos esforços e investimentos.

Quais são os principais indicadores de gestão para o mercado imobiliário? 

1. Indicadores Comerciais

  • Taxa de Conversão de Lead em Propostas: Permite visualizar quantos leads estão recebendo propostas.
  • Taxa de Conversão de Propostas em Vendas: Mostra quantas propostas se transformam efetivamente em vendas, contribuindo para a lucratividade.
  • Média de Propostas e Vendas por Corretor:  Avalia o desempenho geral e individual dos corretores, permitindo identificar oportunidades de melhoria e reconhecer bons desempenhos.

2. Indicadores Financeiros

  • CAC (Custo de Aquisição de Cliente):  Esse indicador mostra o valor investido pela imobiliária para conquistar um novo cliente, sendo essencial para avaliar a eficácia das estratégias de aquisição e garantir que os investimentos sejam otimizados;
  • CCC (Custo da Cadeira do Corretor): Essencial para determinar a contribuição necessária de cada corretor para atingir a lucratividade esperada na operação de vendas;
  • Ticket Médio dos Fechamentos: Avalia o valor médio de vendas por cliente, permitindo acompanhar se o sucesso da operação está na quantidade de vendas ou no valor dos imóveis vendidos.

Como monitorar indicadores de vendas de imóveis? 

Além de monitorar os indicadores individuais, é importante se inspirar nas melhores práticas do mercado e buscar comparativos para entender seu desempenho em relação ao que é praticado por outras imobiliárias.

Com a gestão de indicadores, você não visualiza apenas a sua realidade, mas também a efetividade das ações tomadas para melhorar a operação. O acompanhamento de indicadores é um processo contínuo que traz aprendizado ao longo do tempo. Um passo de cada vez garante que você dominará o processo de gestão, adapta na sua rotina e visualiza mensalmente os resultados das suas ações.

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Mateus Almeida
AUTOR (a): Mateus Almeida

Especialista na experiência e sucesso do cliente, trabalha atualmente com tecnologia, a frente do atendimento das imobiliárias e guiando sua jornada com dados no Dashimob. Com uma contribuição na construção da ferramenta, agora se dedica a capacitar o mercado a utilizar os dados de maneira estratégica e eficaz.