SXSW 2018 E AS TENDÊNCIAS ATÉ 2020

Quando participamos de  grandes eventos, como o South by Southwest esperamos ficar por dentro de todas as últimas tendências, saber das novidades, entender o que vem por aí. Ouvimos falar dessa palavra a todo tempo e muitas pessoas até tornam-se avessas a ela, confundindo tendência com “modismo”. Mas o que realmente são as tendências e qual a importância de identificá-las antes de todos?

A diretora global da WGSN, maior empresa de previsão de tendências do mundo, Carla Busazi, enfatizou em palestra no SXSW 2018 o quanto é importante identificar tendências de mercado antes que elas tornem-se mainstream. Segundo ela, identificar tendências está estritamente relacionado a antecipar comportamentos futuros dos consumidores e atender às demandas geradas por esses comportamentos, por meio de produtos ou serviços, antes mesmo delas existirem.

E como fazer isso? Analisando e estudando cenários econômicos, políticos e sociais em todo o mundo.

Entre as tendências previstas pela WGSN para os próximos dois anos estão:

A nova maioria

Mulheres, negros e a população LGBT não podem mais ser vistos como minorias. Não faz mais sentido desenvolver produtos e serviços, pensando que o público será formado majoritariamente por homens brancos. Até 2040, a previsão é que os homens brancos sejam a minoria da população nos EUA, por exemplo.

Rede 5G

Até 10 x mais rápida que a 4G, mais estável e confiável a rede 5G aumentará a capacidade de adoção em massa por indústrias, que serão capazes de operar recursos como realidade aumentada e internet das coisas (IoT).  Além disso, deve ser a rede que vai permitir aos carros autônomos comunicarem-se uns com os outros.  A previsão é que chegue em 2018 aos EUA e em 2020 na América Latina.

Economia compartilhada

Chegou para ficar e vai continuar crescendo.Deve movimentar U$ 335 bilhões nos próximos anos, com a difusão ainda maior de colivings, coworkings e aplicativos de mobilidade. O Airbnb, por exemplo, cresceu 200% no Brasil no último ano e projeta crescimento ainda maior em 2018.

Ativistas Locais

Uma das principais novas “tribos” de consumidores, os ativistas locais  querem ser ouvidos, mudar o mundo a partir de onde estão e, principalmente, consumir produtos locais, fortalecendo a economia de onde vivem sem a interferência de bancos ou do governo. Com isso, entramos em outro grande tema do SXSW: cryptocurrency.

Cryptocurrency

Cryptocurrency, criptomoeda ou moeda digital, todos os termos servem para denominar um meio de pagamento alternativo ao dinheiro ou cartão de crédito. Para garantir a validade das transações financeiras realizadas por meio das moedas digitais e permitir a criação de novas unidades de moeda, são utilizadas as tecnologias de criptografia e blockchain. O Bitcoin foi a primeira criptomoeda descentralizada a ganhar o mercado, mas agora compete com outras como a Ether, moeda da plataforma Ethereum, vista como mais segura e inovadora. As criptomoedas são assunto constante por aqui e devem revolucionar as transações financeiras, o direito, os negócios (inclusive o seu) e toda a economia global nos próximos anos.

Solicite um orçamento

Se você tem disposição para transformar o seu negócio, nós precisamos conversar. Escreva ou ligue para nós.
Telefone
+55 41 3079.6981

Endereço
Rua Celestino Jr, 333 | São Fransisco
Curitiba | Paraná